Encontra-se a decorrer até ao dia 9 de março de 2026, através de concurso limitado, a seleção do projeto curatorial e expositivo que irá representar oficialmente Portugal na 16ª Quadrienal de Praga (QP 27 — Prague Quadrennial of Performance Design and Space), com um montante financeiro global disponível de 220.000,00 € (duzentos e vinte mil euros).
As propostas pré-selecionadas para o concurso — por um grupo de trabalho constituído por João Brites, Joana Craveiro e Luís Santos — foram "Permission to Look", de Pedro Azevedo, "Akasha", de Miguel Morazzo e "Neocenografia no teatro Imaginário – Inquietação da Cenografia na Quietude do Teatro", de José Manuel Castanheira, Patrícia Portela e Rui Francisco.
As três propostas respondem ao enquadramento conceptual lançado pela equipa curatorial da PQ27 “Ausências e Silêncios” (não como vazios, mas como espaços de potencial para a reflexão histórica e artística ou campos de ensaio para pensar novas possibilidades cenográficas) e deverão agora evidenciar, na fase de candidatura, a correspondência a objetivos definidos pela Direção-Geral das Artes para este concurso, como valorizar a pesquisa e experimentação artísticas como práticas inovadoras do desenvolvimento e do conhecimento; fomentar a sustentabilidade ambiental e a implementação de boas práticas ecológicas; dinamizar a internacionalização das artes e da cultura portuguesa através da cooperação com outros países e do fomento da presença de projetos internacionais no território nacional, entre outros. A seleção da proposta que irá representar Portugal estará a cargo de uma comissão de apreciação que integra os mesmos especialistas da fase de seleção prévia.
É de destacar que a edição de 2027 é particularmente relevante para a Quadrienal de Praga, por se tratar do ano em que celebra 60 anos. Criada em 1967, é atualmente a mais importante mostra internacional nas áreas do design de cena, cenografia e arquitetura teatral, assumindo-se ainda como um espaço vital para a experimentação e inovação. A enorme diversidade de iniciativas conceptualizadas a partir de diferentes critérios curatoriais é uma das características desta mostra, que abrange também propostas nas áreas da performance, dança, teatro, teatro de marionetas, ópera, entre outras, tendo-se tornado um ponto de encontro global para profissionais de várias áreas artísticas, académicos e estudantes.
Consulte o Aviso de Abertura no Balcão Artes.
A QP 27 terá lugar entre 8 e 17 de junho, em Praga, na República Checa.
A Representação Oficial Portuguesa na Quadrienal de Praga é comissariada pela Direção-Geral das Artes.
Data de publicação: 26.01.2026

