No dia 7 de fevereiro, a Asta vai apresentar “Spectrum” no The Latino Cultural Center, Dallas, Texas (EUA), no âmbito do no 22nd International Theatre Festival.
Com encenação de Rui Pires, “Spectrum” é um espetáculo imersivo onde a narrativa é construída a partir dos sentidos. “Não pode ser descrito como uma peça de teatro, mas uma experiência de fruição estética visual e sonora onde cada espetador é convidado a mergulhar numa pós-realidade onde o ser humano interage e aprende a conviver com o universo virtual.” O trabalho propõe uma reflexão sobre o lugar do humano num mundo futuro onde o “homo sapiens” dá lugar ao homo cibernético.
“Sem apresentar juízo de valor, Spectrum pode ser visto como uma alegoria moderna da caverna de Platão, onde o ser humano se confronta com um novo patamar da evolução da espécie e aprende a lidar com uma realidade nova e desafiante. Ecrãs de televisão, slides, projeção vídeo, mapeamento de movimento corporal que acompanha a coreografia do ator em tempo real, são elementos que se conjugam com a música eletrónica para criar um ambiente imersivo onde a vídeo dança remete o espetador para um vislumbre de um possível futuro. Sem medos, sem preconceitos, a arte espelha a realidade da condição humana. Não é possível a substituição do elemento humano em cima de um palco, mas o futuro passa por uma colaboração entre ele e a tecnologia disponível. Que seja cada um a procurar perceber qual será o seu lugar no virtual mundo novo”.
Data de publicação: 03.02.2026

