Memória coletiva e criação artística site-specific
Caterina Moroni [IT]
Como pode a criação artística em espaço público ativar memórias coletivas, dar voz a histórias invisibilizadas ou relacionar-se com camadas simbólicas esquecidas de um território? Esta masterclass conduzida por Caterina Moroni - artista italiana com forte trabalho site-specific e participativo - propõe uma abordagem sensível e prática à relação entre arte, lugar e memória. A partir de exemplos concretos do seu percurso internacional, Caterina orientará os participantes na exploração de metodologias que combinam escuta do território, envolvimento comunitário e construção dramatúrgica enraizada no contexto.
Temas a abordar:
O espaço público como arquivo vivo e território de memória.
Estratégias artísticas para trabalhar com histórias locais e coletivas.
Metodologias de escuta, recolha e tradução dramatúrgica.
Site-specific como ética relacional e abordagem processual.
Caterina Moroni é uma artista interdisciplinar italiana e ativista cultural e social, cujo trabalho se centra na arte em espaços públicos e não convencionais, bem como em processos participativos que promovem o diálogo entre artistas, cidadãos e território. Licenciada em Comunicação e Gestão Empresarial, frequentou a European Professional School for Actors, dirigida pela Socìetas Raffaello Sanzio (2007–2008). Antes e depois dos seus estudos, colaborou com diversos artistas e organizações culturais, entre as quais se destacam a Associazione Demetra e a Casa Laboratorio di Cenci, centros dedicados à investigação teatral e a práticas educativas e ecológicas. Desde 2008, tem desenvolvido o seu próprio percurso artístico, apresentando performances e projetos em vários festivais nacionais e internacionais. Fez parte do Arts’R’Public, um laboratório euro-mediterrânico dedicado à criação em espaço público, e desde 2019 é artista apoiada pela IN SITU, a plataforma europeia para a criação artística em espaço público, liderada pela Lieux publics, em Marselha (França). A sua prática explora o envolvimento comunitário e a participação ativa do público e dos cidadãos através de rituais contemporâneos, caminhadas urbanas, instalações e experiências site-specific que se adaptam a cada contexto, criando ligações e abordando as urgências e os tabus da sociedade contemporânea.
PROMOTOR: Bússola
APOIO: República Portuguesa Cultura, Juventude e Desporto | Direção-Geral das Artes, Évora_27, Teatro Sá da Bandeira - Santarém
_
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
6 fevereiro 2026
10:00 às 17:00 [pausa das 13:00 às 14:00]
Teatro Sá da Bandeira, Santarém
7 fevereiro 2026
10:30 às 18:00 [pausa das 13:30 às 15:00]
Academia do Vagar - Évora_27, Évora
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
PÚBLICO-ALVO: Artistas, coletivos, dramaturgos, mediadores culturais, programadores e produtores interessados em práticas contextuais e criações baseadas na memória dos lugares.
IDIOMA: Inglês.
DURAÇÃO: 6 horas.
LOTAÇÃO MÁXIMA: 27 participantes.
INSCRIÇÃO: gratuita mediante registo prévio (AQUI).
_
LINK PARA SITE:

