Arte Total organiza workshop de improvisação com Mercedes Quijada

Workshop
Arte Total organiza workshop de improvisação com Mercedes Quijada
20 fevereiro > Braga

O workshop de improvisação organizado pela Arte Total "propõe uma abordagem prática e sensível à improvisação em dança contemporânea, explorando a escuta do corpo, a relação com o espaço e o diálogo com o outro". A iniciativa decorre no dia 20 de fevereiro, entre a 18h15 e as 20h15, no Mercado Cultural do Carandá (R. Dr. Costa Júnior), Braga.

"Através de exercícios guiados e estruturas abertas, Mercedes Quijada convida os participantes (maiores de 14 anos) a desenvolver presença, disponibilidade e consciência do movimento, estimulando a criação instantânea como ferramenta de pesquisa e expressão".

Mercedes Quijada é uma coreógrafa, bailarina e artista plástica nascida em Granada (1991). Formou-se em Dança Contemporânea no Reina Sofía Professional Dance Conservatory (Granada) e na Oficina Zero (Porto). Entre 2008 e 2015 aprofundou a sua formação em flamenco com os mestres Manolete e Mariquilla, e desde 2017 dedica-se ao estudo e prática da improvisação com enfoque na relação com artes visuais, voz e teatralidade. Licenciada em Belas Artes e com pósgraduação em Educação Artística, vive no Porto desde 2019, onde desenvolve investigação e criação em dança contemporânea e improvisação. Colaborou com artistas e companhias como Eva la Yerbabuena, Victor Hugo Pontes, Mafalda Deville e Hélder Seabra, integrou projetos europeus como Let’s Dance Europe e participa em redes de criação como o Self-Mistake. É autora de trabalhos como BESTA (2021) e A·Dentro (2023) e dirige o programa Perforartes, que promove intersecções entre dança e artes visuais.

 

 


Data de publicação: 12.02.2026