Internacionalização

Depois da Bienal de Veneza, “Paraíso hoje.” será exposto em Portugal

Terminou este domingo, dia 23 de novembro de 2025, a representação oficial portuguesa na 19ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia com o projeto “Paraíso, hoje.”, com curadoria de Paula Melâneo, Pedro Bandeira, Luca Martinucci e curadoria-adjunta de Catarina Raposo e Nuno Cera.

DGARTES organizou Audições Nacionais finais para a Orquestra de Jovens da União Europeia

Decorreram este fim de semana (22 e 23 de novembro), na Escola Superior de Música de Lisboa, as audições nacionais para a Orquestra de Jovens da União Europeia (OJUE), um dos mais prestigiados projetos de transição entre a formação e a inclusão profissional de músicos a nível europeu. A iniciativa, promovida anualmente, visa selecionar jovens músicos de excelência para integrarem a temporada 2026 da orquestra, que reúne talentos de todos os 27 Estados-Membros.

Janela Aberta Teatro parte em digressão por Granada com o espetáculo BullDog

Depois de regressar com o espectáculo Cabo das Tormentas da MAE – Muestra de Artes Escénicas de Extremadura, e do Festival Internacional de Teatro Clásico de Almagro, onde foi vencedor do Prémio Dramaturgias Contemporâneas, o JAT – Janela Aberta Teatro parte agora em digressão com o espectáculo BullDog.

Exposição “Paraíso, hoje.” despede-se da Bienal de Veneza com apresentação de livro, debate, workshop e visitas guiadas

A equipa curatorial do projeto que representou Portugal na 19ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia vai apresentar, no dia 22 de novembro, o Livro "Atlas Paraíso, hoje." em Veneza, ao que se seguirá uma leitura crítica feita pela arquiteta e investigadora Inês Moreira. Mais tarde terá lugar um debate em torno dos temas de Paraíso, hoje. e da paisagem, que junta o arquiteto paisagista João Nunes, o professor Luigi Latini, e a curadora-adjunta deste projeto, a arquiteta paisagista Catarina Raposo, com moderação do professor Luca Zilio.

ASTA TEATRO apresenta "Ficções do Interlúdio" em Marrocos

Vive a tua vida. Não sejas vivido por ela. Na verdade e no erro, na dor e no bem- estar, sê o teu próprio ser. Só poderás fazer isso sonhando porque a tua vida- real, a tua vida humana é aquela que não é tua, mas dos outros. Assim, substituirás o sonho a vida e cuidaras apenas em que sonhes com perfeição. Em todos os teus atos da vida real, desde o de nascer até o de morrer, tu não ages: és agido; tu não vives: és vivido apenas. Esta apresentação, apoiada pela DGARTES, está integrada no 18º FITUT - Festival International du Théâtre Universitaire de Tanger.

Companhia de Dança de Almada apresenta “Contido” em Espanha

O Auditório Municipal Gustavo Freire, em Lugo (Espanha), acolhe o espetáculo “Contido” da Companhia de Dança de Almada, no dia 22 de novembro, às 20h30, no ciclo Danza - Pezas Curtas

Trata-se de uma criação de Hugo Marmelada, com composição musical de Marco Santos. As interpretações estão a cargo de Inês Barros e Lúcia Salgueiro. 

Abriu o concurso para a representação portuguesa na Bienal de Arte de Veneza 2026

Encontra-se a decorrer, até dia 10 de novembro de 2025, através de concurso limitado, a seleção do projeto curatorial e expositivo que irá representar oficialmente Portugal na 61.ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia 2026, com um montante financeiro global disponível de 425.000,00€  (quatrocentos e vinte e cinco mil euros).

O grupo de trabalho, constituído por Andreia Magalhães, Joaquim Moreno, José Bragança de Miranda e Nuno Faria, selecionou as seguintes propostas a integrarem o concurso da Representação Oficial Portuguesa na Bienal de Veneza de 2026:

Sonoscopia apresenta Sistema Sonar na Alemanha com o apoio da DGARTES

"Sistema Sonar", a mais recente criação da Sonoscopia, é apresentada no dia 11 de outubro em Berlim (no Kleiner Wasserspeicher). A peça resultou de uma residência artística que originou uma cocriação com o Splitter Orchester. Trata-se de "um órgão de tubos automático e interativo, cujo comportamento musical é controlado pelas ações dos visitantes. O Sistema Sonar convida a explorar os extremos imaginários que nos separam e unem, tanto física como espiritualmente".

Páginas