Internacionalização

Narrativensaio-AC apresenta “Anónimo não é nome de mulher” em São Paulo

Entre 14 e 22 de agosto, a Narrativensaio-AC vai apresentar em São Paulo, Brasil, “Anónimo não é nome de mulher”, uma criação que parte de vidas reais para resgatar histórias silenciadas de mulheres internadas em hospícios durante regimes opressores. Com texto de Mariana Correia Pinto e encenação de António Durães, a peça foca temas como “amor e violência, loucura e verdade, fama e solidão, violência e feminismo” e é interpretada por Luisa Pinto e Maria Quintelas.

S.A. Marionetas leva TEATRO DOM ROBERTO ao Festival de Marionetas Tradicionais de Amesterdão, com o apoio da DGARTES

A S.A.Marionetas vai participar, com O TEATRO DE ROBERTOS, no Festival de Marionetas Tradicionais de Amesterdão (Holanda), que celebra este mês o 750.º Aniversário da cidade. A apresentação decorre no dia 17 de agosto.

Tendo tido o privilégio do contacto com o Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, a S.A.Marionetas recriou, a partir do seu testemunho, peças como "O Barbeiro" e "A Tourada". Mais recentemente, a companhia recuperou também, do repertório de Teatro de Robertos, as peças "A Rosa e os três Namorados" e "O Castelo dos Fantasmas".
 

Teatro Extremo apresenta "Combustível" no Brasil com o apoio da DGARTES

"A história da peça é situada no período hipotético da nova idade do gelo, provocada pela ação humana conjugada pela própria natureza. Um professor catedrático, sozinho numa caverna de uma biblioteca encontra-se perante um dilema uma vez que o frio é demasiado intenso. Tudo o que era combustível já foi queimado... Agora  os livros. No meio desta angústia, surge um homem que procura abrigo…"

DGARTES abre período de entrega de propostas para representar Portugal na Bienal de Veneza 2026

Está aberto o período para entrega de propostas no contexto da fase de seleção prévia relativa à Representação Oficial Portuguesa na 61ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia, em 2026, através de uma chamada de manifestação de interesse.

As propostas devem ser enviadas até dia 28 de agosto para o endereço eletrónico veneza2026@dgartes.pt, com os seguintes elementos:

- Nome do candidato (individual ou coletivo);

- Título do projeto;

48º Festival Internacional de Teatro Clássico de Almagro

A DGARTES estará presente na 48.ª edição do Festival de Teatro Clássico de Almagro, no próximo dia 25 de julho, no seguimento do acordo de cooperação internacional celebrado em 2024 com a Fundação Festival Internacional de Teatro Clássico de Almagro, referência incontornável na área do teatro clássico a nível europeu e mundial.

Mala Voadora apresenta "Old Cock" na Califórnia

De 25 a 29 de julho, o TheatreWorks, na Califórnia, recebe "Cantar de Galo" ("Old Cock"), uma peça escrita para Jorge Andrade (Mala Voadora) pelo escritor norte-americano Robert Schenkkan (vencedor dos Prémios Pulitzer e Tony). Apresentada pela primeira vez em maio de 2024, no Porto, no Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), a peça — um monólogo sobre a lenda do galo de Barcelos, utilizada para propaganda do Estado Novo — já circulou por Aveiro, Braga, Cercal do Alentejo, Coimbra, Paredes de Coura, Viseu, entre outras localidades.

"Cabo das Tormentas" vai ser apresentada no 48.º Festival Internacional de Teatro Clássico de Almagro

No próximo dia 25 de julho pelas 20h, sobe ao palco do Teatro Municipal de Almagro, a criação Cabo das Tormentas, original do JAT - JANELA ABERTA TEATRO que integra a programação oficial do 48º FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO CLÁSICO DE ALMAGRO deste ano. O CABO DAS TORMENTAS será apresentado na secção Almagro OFF, que leva à cena, dando espaço e visibilidade, obras de criadores emergentes que aportam novas, distintas e ousadas abordagens, linguagem e estéticas.

Páginas