Internacionalização

Abriu o concurso para a representação portuguesa na Bienal de Arte de Veneza 2026

Encontra-se a decorrer, até dia 10 de novembro de 2025, através de concurso limitado, a seleção do projeto curatorial e expositivo que irá representar oficialmente Portugal na 61.ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia 2026, com um montante financeiro global disponível de 425.000,00€  (quatrocentos e vinte e cinco mil euros).

O grupo de trabalho, constituído por Andreia Magalhães, Joaquim Moreno, José Bragança de Miranda e Nuno Faria, selecionou as seguintes propostas a integrarem o concurso da Representação Oficial Portuguesa na Bienal de Veneza de 2026:

Sonoscopia apresenta Sistema Sonar na Alemanha com o apoio da DGARTES

"Sistema Sonar", a mais recente criação da Sonoscopia, é apresentada no dia 11 de outubro em Berlim (no Kleiner Wasserspeicher). A peça resultou de uma residência artística que originou uma cocriação com o Splitter Orchester. Trata-se de "um órgão de tubos automático e interativo, cujo comportamento musical é controlado pelas ações dos visitantes. O Sistema Sonar convida a explorar os extremos imaginários que nos separam e unem, tanto física como espiritualmente".

DGARTES e OEI atribuem 11 bolsas de mobilidade internacional através do Programa Laçzos Artísticos

A Direção-Geral das Artes (DGARTES) e a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) atribuem 11 bolsas no âmbito de Laçzos Artísticos, um programa de bolsas de intercâmbio e aperfeiçoamento artístico que visa o fomento da mobilidade internacional de artistas nos espaços Ibero-Americano e dos países da CPLP. As bolsas atribuídas, com um montante financeiro global de 24.750 €, vão envolver 10 países (7 do espaço Ibero-Americano e 3 países africanos de língua portuguesa) e 6 áreas artísticas, resultado que reflete a diversidade dos projetos de circulação e de intercâmbio.

Próximas Atividades do Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza

O co-curador do Pavilhão de Portugal Luca Martinucci vai participar, a convite da jornalista Patrizia Catalano, no GENS Public Programme da Bienal de Veneza, sob o mote “La casa che amo. The virtual and imaginal declinations of the domestic universe” trazendo temas do projeto “Paraíso, hoje.” para o debate internacional.

Exposição de Inês Zenha é apresentada em Madrid com o apoio da DGARTES

"Águas Turbias" é a primeira exposição individual institucional de Inês Zenha (Lisboa, 1995) em Espanha, concebida especificamente para o Museu CA2M e com curadoria da dupla João Mourão e Luís Silva. A artista apresenta uma paisagem imersiva que explora as transformações da identidade, do desejo e da corporalidade através da pintura, da escultura e da instalação.

IBÉRIA em digressão no Brasil com o apoio da DGARTES

O projeto IBÉRIA, criado e liderado por Manuel de Oliveira, é apresentado este mês no MIMO Festival (Brasil), em Olinda e em São Paulo. “Desta vez, junta-se em palco a três músicos de excelência: o lendário Carles Benavent (baixo elétrico), João Frade (acordeão) e Quiné Teles (bateria e percussão), numa formação que cruza diferentes geografias e linguagens com a naturalidade de quem faz da música um território de encontro, liberdade e partilha”. 

Páginas