Internacionalização

Conhecidos os resultados provisórios do concurso relativo à Representação Oficial Portuguesa na 59ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia 2022

A Direção-Geral das Artes comunicou hoje o projeto de decisão aos curadores convidados para apresentar um projeto curatorial e expositivo que irá representar oficialmente Portugal na 59.ª Exposição Internacional de Arte - La Biennale di Venezia 2022. Para este concurso limitado, com um montante financeiro global disponível de 350.000 € (trezentos e cinquenta mil euros), que decorreu até 24 de setembro, foram convidados cinco curadores a apresentar uma proposta. A Comissão de apreciação foi constituída por Ana Cristina Cachola, Giulia Lamoni e Nuno Crespo.

Em outubro, "Ensaio sobre a Cegueira", de Nélia Pinheiro, sobe ao palco do Teatro Palladium, em Roma

A criação de Nélia Pinheiro "Ensaio sobre a Cegueira" é apresentada no Teatro Palladium, na cidade de Roma, Itália, no dia 6 de outubro, às 20h30.

Inserida no plano de digressão internacional da CDCE (Companhia de Dança Contemporânea de Évora) e nas comemorações do Centenário de Nascimento de José Saramago, esta apresentação integra o circuito de apresentações da CDCE pela Europa, que terminará em novembro de 2022.

UM NOVO ESPAÇO EM VENEZA PARA O PAVILHÃO DE PORTUGAL

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e o Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, inauguraram oficialmente, no dia 23 setembro, a Representação Portuguesa na 17ª Exposição Internacional de Arquitectura - La Biennale di Venezia, com curadoria dos DepA architects.

No momento foi anunciado pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca, que o novo espaço para os próximos 3 anos será o Palácio Franchetti.

THEKINGROAD apresenta "De Cá para Lá" no Festival Motim Cabo Verde, com o apoio da DGARTES

"O respeito e o amor pelos animais" é o tema do espetáculo que THEKINGROAD vai levar ao MOTIM - Mostra de Teatro Infantil do Mindelo (Cabo Verde), com o apoio da DGARTES. "De CÁ PARA LÁ"  - uma criação coletiva dos performers Paulo Lage, Cheila Lima e Chris Santos e das bailarinas Carolina Branco e Sofia Loureiro - é apresentado em São Vicente, no dia 15 de setembro, às 10h30 e às 15h30, no CCMINDELO, e na Cidade da Praia, no dia 17 de setembro, às 16h30, no Centro Cultural Português da Praia.

Duo Margotto Barahal em digressão no Brasil

O Duo Margotto Barahal apresenta obras portuguesas no Rio de Janeiro, até ao final de agosto, com o apoio da DGARTES.

A digressão deste duo formado pelo violoncelista Jed Barahal e pela pianista Christina Margotto inclui a apresentação de obras portuguesas em concertos e masterclasses a decorrer na Casa de Artes Paquetá e no Instituto Zeca Pagodinho. Os músicos irão ainda participar no programa da Série de Música de Câmara da Sala Cecília Meireles, com a execução da Integral das Sonatas para violoncelo e piano de Beethoven.


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

Festival de Teatro Clásico de Almagro celebra Portugal como país convidado

Abriu no passado dia 3 de julho o Programa dedicado a Portugal no Festival Internacional de Teatro Clásico de Almagro, com a apresentação de "E o tempo breve passarás em flores", verso da poeta Sor Ana de la Trinidad que é também o tema do festival. A decorrer até 25 de julho na localidade de La Mancha, a edição deste ano do festival aposta em dar visibilidade às mulheres do chamado Século de Ouro espanhol (XVI e XVII).

Companhia de Dança de Almada no Festival Paesaggi del Corpo

É com excertos de "SubRosa" e "Marvel" que a Companhia de Dança de Almada marca presença no Festival Internacional de Dança Contemporânea Paesaggi del Corpo, no dia 10 de julho, às 18h30, na Casa Delle Culture e Della Musica, em Velletri, Itália.

Com direção artística de Patrizia Cavola em colaboração com Ivan Truol, este festival tem como principais objetivos difundir o conhecimento sobre a dança contemporânea em todas as suas vertentes e criar um espaço de encontro entre a arte e o território, a cidade, as comunidades e os cidadãos.

Páginas