estudos & relatórios

DGARTES e OPAC apresentaram Atlas Artístico e Cultural de Portugal

Mais de 120 pessoas assistiram na passada sexta-feira (27 setembro) à apresentação pública do Atlas Artístico e Cultural de Portugal. A sessão realizou-se no auditório da Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa) e contou com as intervenções do diretor da Direção-Geral das Artes (DGARTES), Américo Rodrigues, do coordenador do Atlas, José Soares Neves, e do investigador coordenador aposentado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, João Ferrão. 

DGARTES divulga recomendações sobre práticas ecológicas nas artes performativas, resultado do estudo realizado em parceria com a Universidade de Coimbra

“A parte pelo todo. Relatório do inquérito Práticas Ecológicas e Sustentáveis nas Artes Performativas em Portugal” acaba de ser divulgado. Este estudo pioneiro em Portugal, apresenta uma série de propostas para intervenções de política cultural pública no domínio da sustentabilidade ambiental, um dos mais prementes desafios da atualidade. Foi realizado no Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra (UC), numa parceria com a Direção-Geral das Artes (DGARTES), que conta com a coordenação científica dos investigadores Vânia Rodrigues e Fernando Matos Oliveira.

União Europeia publica recomendações sobre as condições de trabalho do setor cultural, artístico e criativo

Já é público o relatório final " O Estatuto e as Condições de Trabalho dos Artistas e Profissionais Culturais e Criativos", pelo grupo de peritos dos Estados-Membros da UE no âmbito do Método Aberto de Coordenação (OMC). Este documento resulta de um trabalho realizado de forma intersectorial nos domínios da cultura, emprego, assuntos sociais e económicos, e incluiu peritos de todos os 27 Estados-Membros.