artes e ofícios

Laboratório "Açores: do Oceano, as Artes" promove, até 12 de outubro, as práticas artesanais do arquipélago

Evidenciar a diversidade e riqueza das práticas artesanais do arquipélago dos Açores (como a tecelagem, os bordados, a cerâmica com barro de Santa Maria, a capacharia, a cestaria de vime ou a construção das violas da terra e dos chavões do Espírito Santo) é o principal objetivo do Laboratório de Intervenção Territorial "Açores: do Oceano, as Artes", a decorrer até 12 de outubro, no Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, Ribeira Grande, São Miguel.

Programa Saber Fazer Portugal e Município de Coruche promovem Conversa sobre Cortiça

O Programa Nacional Saber Fazer e o Município de Coruche promovem, no dia 1 de março, uma Conversa sobre Cortiça com os artesãos Adélio Real, Arlindo Pirralho, Paulo Nunes e António Luz, moderada por Carlos Faísca (Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra – CEIS20).

Inserida no âmbito do Laboratório Intervenção Territorial dedicado à cortiça, esta conversa tem como principal objetivo criar um ambiente de partilha de saberes e práticas nas áreas da produção, investigação, promoção e valorização dos trabalhos em cortiça.

Apanhar o Tempo: Encontros do Barro Negro de Castro Daire: Oficina, Conferência, Exposição

As artes e os ofícios do concelho de Castro Daire são ricas, variadas e detentoras de potencial para o desenvolvimento local. O cunho incrementado por artesãos/ãs ao longo dos tempos, assim como a transmissão e reprodução de muitos dos segredos e tradições destas artes e ofícios até à atualidade, permitiram perpetuar o património cultural do povo de Castro Daire, vincando em simultâneo a sua específica identidade local.