PROGRAMA SABER FAZER PORTUGAL

DGARTES organiza encontro da Rede Portuguesa Saber Fazer

A Direção-Geral das Artes (DGARTES), através do Programa Nacional Saber Fazer Portugal, promove de 21 a 27 de novembro, em Évora, o Encontro da Rede Portuguesa Saber Fazer. Esta iniciativa inédita promove, ao longo de uma semana, o trabalho colaborativo, o encontro, a cocriação, a interdisciplinaridade e experimentação, reunindo entidades, artesãos e públicos especializados de diferentes regiões do país.

O encontro compreende duas tipologias de iniciativas:

Programa Saber Fazer é homenageado na cerimónia de atribuição do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva

O Programa Nacional Saber Fazer será um dos projetos homenageados pelo Centro Nacional de Cultura, no próximo dia 1 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, durante a cerimónia de atribuição do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural à pianista portuguesa Maria João Pires.

Programa Saber Fazer promove Laboratório de Intervenção Territorial na Covilhã

Nos próximos dias 12 e 13 de maio, a DGARTES / Programa Saber Fazer organiza o Laboratório de Intervenção Territorial “Covilhã: Tecer Saberes”, uma iniciativa em parceria com o Município da Covilhã, a Trienal de Design da Covilhã, a Universidade da Beira Interior, o Museu de Lanifícios – Real Fábrica Veiga e o Plano Nacional das Artes. 

---

12 de maio

Oficinas de Cestaria de Vime

Apresentação do livro "Bordados, Cerâmica, Cutelaria: diálogos nas Caldas da Rainha"

O Programa Saber Fazer vai apresentar o livro Bordados, Cerâmica, Cutelaria: diálogos nas Caldas da Rainha, dia 16 de novembro, às 16h, no Centro de Artes | Caldas da Rainha.

Com base na identificação destas três áreas de produção artesanal da região, e dando continuidade ao Laboratório de Intervenção Territorial que decorreu na cidade das Caldas da Rainha, este livro reúne textos dos seguintes autores convidados:

. Ana Pires, “O Bordado das Caldas da Rainha. Um bordado invulgar”

. Margarida Araújo, “Cerâmica das Caldas. Um caso singular”

Odemira recebe próximo Laboratório de Intervenção Territorial 

A Direção-Geral das Artes, através do Programa Saber Fazer, o Município de Odemira e a CACO - Associação de Artesãos do Concelho de Odemira associam-se para a realização do Laboratório de Intervenção Territorial "Odemira: Da Paisagem à Sonoridade".  Neste âmbito, a exposição Produção artesanal portuguesa: a atualidade do saber-fazer ancestral é inaugurada no próximo sábado, dia 1 de junho, na Biblioteca Municipal de Odemira.

Oficina de construção de Viola Campaniça, com Daniel Luz e Manuel Vilela Programa Saber Fazer | Odemira

Estão abertas as inscrições para a Oficina de construção de Viola Campaniça, com Daniel Luz e Manuel Vilela | Laboratório de Intervenção Territorial: Odemira: Da Paisagem à Sonoridade.

A iniciativa, promovida pelo Programa Saber Fazer Portugal, decorre a 1 de junho, em São Teotónio.