artes plásticas

Galeria Orla procura artistas para exposição "A Rua"

A Galeria Orla procura artistas interessados em candidatar-se e participar na sua primeira exposição online, sobre o tema "A rua". 

"Em tempos de pandemia, em que a casa é refúgio e prisão, o que sentimos ao voltar à rua? Que fantasias ou medos nos acompanham?"

Podem candidatar-se (até 10 de outubro) artistas residentes em Portugal com obras de pintura, desenho, escultura, arte digital, fotografia, cerâmica, instalação ou temas mistos. Os trabalhos selecionados serão apresentados de 1 de dezembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022. 

"Construção de Instrumentos e Brinquedos Musicais Tradicionais" - Atelier online com Carlos Gurreiro

Descrição:
Carlos Guerreiro traz-nos um Atelier Online para a “Construção de Instrumentos e Brinquedos Musicais Tradicionais”. Serão 10 sessões em que vamos poder aprender a construir alguns instrumentos e brinquedos musicais da tradição popular portuguesa e de outros países do mundo, em direto do seu atelier.

_
Local, Datas e horários:
Todos os sábados, de 6 de fevereiro a 10 de abril, das 18h00 às 18h45, através da plataforma ZOOM.

Workshop com André Guedes no MAAT

André Guedes é o primeiro artista convidado para "Sem Título. Workshops com Artistas", uma iniciativa do MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia que pretende "criar um diálogo entre artistas, o público e a arte contemporânea". O workshop realiza-se no final deste mês, das 15h00 às 18h00 (no dia 29) e das 15h00 às 17h30 (no dia 30).

As Oficinas do Convento promovem "Mãos no Barro"

"Mãos no Barro" são oficinas dirigidas e adaptadas a diferentes participantes, grupos e faixas etárias e organizadas consoante as suas necessidades e interesses.

Cada oficina pode incluir uma visita guiada ao Telheiro da Encosta do Castelo, onde são explicados os processos artesanais que aqui acontecem, como a produção de pastas cerâmicas e materiais de construção. O que é o barro, como o encontramos no seu estado natural, como se transforma em cerâmica e muito mais, são outros pontos que fazem parte desta visita.

Tradição >< Contemporâneo - Programa de residências artísticas para criadores do Alentejo

Enquadrado pelo programa quadrienal Técnica, Artes e Lugares, a Oficinas do Convento abre em 2020 possibilidade de novas relações potenciando-as através de uma bolsa anual para a produção artística regional. Através deste concurso anual, a OC com os seus recursos técnicos permitirá o desenvolvimento de um projeto em residência artística dirigido a jovens criadores residentes no Alentejo. Pretende-se potenciar a aproximação entre a comunidade jovem artística e a OC, disponibilizando recursos e aprendizagens como forma de desenvolvimento do seu trabalho.

Future Generation Art Prize 2021 - Candidaturas abertas até maio

São convidados a candidatar-se ao Future Generation Art Prize artistas de todo o mundo, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, sem limitações quanto aos mediums artísticos utilizados. 

O Future Generation Art Prize, prémio bienal de arte contemporânea, foi instituído pela Fundação Victor Pinchuk em 2009, com o intuito de dar a conhecer internacionalmente toda uma geração futura de artistas. 

Workshops de joalharia, cerâmica, fotografia e pintura, aos sábados, no ar.co

O ar.co - centro de arte & comunicação visual promove "sábados para jovens e adultos" até ao final de março.

Destinadas a jovens (dos 9 aos 14) e adultos, estas ações de formação constituem oportunidades para a exploração lúdica de capacidades e talentos e para a introdução a técnicas e aprofundamento de uma ou várias áreas disciplinares. A oferta é variada: desenho, pintura, ilustração/banda desenhada, fotografia, cinema/imagem em movimento, cerâmica, joalharia e gravura. Os cursos realizam-se em simultâneo em Lisboa e Almada.

Páginas