música

Músicos portugueses na cerimónia de entrega do Prémio TAURUS 2018, em Frauenkirche, Dresden

Cinco músicos portugueses que este ano integram a Orquestra de Jovens da União Europeia (EUYO) participaram, no passado dia 8 de junho, na Europäischer Kulturpreis - uma gala de entrega de prémios culturais a personalidades e organizações europeias. A cerimónia decorreu em Frauenkirche, Dresden.

Festival ZêzereArts 2018 | 8ª edição

Em 2018, o ZêzereArts volta a encher de música as margens do rio Zêzere, no centro de Portugal. Entre 15 de Julho e 4 de Agosto, a 8.ª edição do festival apresenta um vasto programa de concertos, recitais, exposições e ópera que ocupará salas, espaços ao ar livre e monumentos históricos do eixo Ferreira do Zêzere, Tomar, Vila Nova da Barquinha e Batalha. O Convento de Cristo, em Tomar, o Mosteiro da Batalha, o Castelo de Almourol e a pitoresca vila de Dornes são alguns dos lugares históricos onde se farão ouvir obras de Mozart, Tchaikovsky, Vivaldi ou Joly Braga Santos.

Workshop de Produção Musical da Hangar é gratuito

O Workshop de Produção Musical é um formato educativo de acesso gratuito, concebido sob a Direcção Artística de Chullage e Produção do Estúdio Big Bit.
Será desenvolvido entre o espaço Hangar e o estúdio Big Bit durante 7 semanas entre Julho e Setembro de 2018 com apresentação final dos trabalhos em Novembro. 
Direccionado para jovens da diáspora africana ou emigrantes com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos.

ESTREIA "perhaps only as a memory", novo disco de Frederico Dinis

diniz (aka Frederico Dinis) está de regresso em 2018 às edições discográficas com um novo trabalho, intitulado “perhaps only as a memory”.
“perhaps only as a memory” é um trabalho que se enquadra na música electrónica ambiental e tem por base espaços, imagens, formas e texturas, procurando trazer ao pensamento o que é familiar, mas que também é imensamente ambíguo.

10º Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo

Anualmente desde 2009, o festival intermunicipal de músicas do mundo tem apresentado na região artistas de uma dimensão surpreendente, num modelo, cada vez mais sólido, de programação cultural em rede. Em 2018, a viagem musical cumpre-se nos 14 grandes concertos que percorrerão os Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Estarreja, Ílhavo e Oliveira de Azeméis. A festa continuará a ser feita tanto ao ar livre como em várias salas de referência da região.

Arranca 44ª Edição do FIME - Festival Internacional de Música de Espinho

Entre 22 de Junho e 21 de Julho, o Festival Internacional de Música de Espinho (FIME) apresenta na sua 44ª edição uma programação muito abrangente, do Barroco ao século XX, com uma diversidade de solistas e obras de referência assinaláveis e que se envolve também com o jazz a um nível de excelência. Num total de 11 concertos, onde intervirão cerca de 200 músicos - um número significativamente maior em relação aos anos anteriores.

Prémio Círculo Richard Wagner - Concurso de Canto Lírico 2018

O Concurso de canto lírico da Fundação Rotária Portuguesa está de regresso para a sua 10ª edição. Desde 2007, várias dezenas de jovens cantores líricos portugueses têm sido contemplados com o apoio oferecido pela Fundação Rotária Portuguesa e demais entidades associadas a este Concurso. Podem candidatar-se estudantes de canto e jovens profissionais em início de carreira, de nacionalidade portuguesa, cuja idade, em 1 de abril de 2018, se situe entre os 18 e os 33 anos (inclusive).

I Festival Internacional de Piano de Oeiras abre Concurso para Jovens Executantes

O I Festival Internacional de Piano de Oeiras promovido pela Academia de Música Flor da Murta e a Câmara Municipal de Oeiras no mês de julho de 2018, trará alguns dos mais reputados pianistas estrangeiros, como Piotr Anderszewski, Jeffrey Swan e Jan Michiels, e portugueses, incluindo António Rosado e Teresa da Palma Pereira. Os recitais decorrerão em todos os domingos de julho e serão complementados por conferências e filmes dedicados à música.

"Away" de Bruno de Azevedo é apresentado a 24 de fevereiro em Paris, com o apoio da DGARTES

Produzido pelo c.e.m - centro em movimento e com vídeo a cargo de Play Bleu, "Away" é "uma experiência de fusão" do percurso do músico e compositor Bruno de Azevedo e vai ser apresentado, em concerto, no dia 24 de fevereiro, às 20h00, na Maison du Portugal - André de Gouveia (Paris, França), com o apoio da Direção-Geral das Artes.

/
Sinopse:

OJUE selecionou 22 músicos portugueses para a temporada 2018

Portugal obteve, este ano, o melhor resultado de sempre na Orquestra de Jovens da União Europeia, com o apuramento de 22 músicos portugueses para a temporada 2018, 12 como membros efetivos e 10 como reservas, sendo atualmente o terceiro país mais representado, dos 28 países da EU, apenas superado pelo Reino Unido e pela Espanha.

Páginas