artes visuais

Open Call Artistas: propostas vídeo arte & imagens em movimento | candidaturas até 6 de junho

Em colaboração com o Cambridge Shahnama Centre for Persian Studies, a plataforma e galeria de vídeo arte Ephemereye lança convite à apresentação de propostas subordinado ao tema “Interpretação e apropriação de imagens e histórias de Shahnameh”.

ARCOlisboa 2019 conta com a presença de 24 galerias portuguesas

Coorganizada pela Feira de Madrid (IFEMA) e pela Câmara Municipal de Lisboa, a ARCOlisboa - Feira Internacional de Arte Contemporânea de Lisboa apresentará, de 16 a 19 de maio, na Fábrica Nacional da Cordoaria, galerias de 17 países, contando com a presença de 24 galerias portuguesas. Espanha, Brasil, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Roménia, Itália, Polónia e França, são alguns dos países participantes. A feira organiza-se em três áreas: o "Programa Geral", com 52 galerias, "Opening", com nove, e "Projetos", também com nove. 

Já abriu ao público o Pavilhão de Portugal na 58.ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia

"a seam, a surface, a hinge, or a knot", de Leonor Antunes, abriu ao público no dia 11 de maio, no Palazzo Giustinian Lolin. Com curadoria de João Ribas e comissariado a cargo da Direção-Geral das Artes, a exposição vai estar patente até 24 de novembro. 

Residências artísticas na Embassy of Foreign Artists, em Genebra - candidaturas abertas até 15 de maio

Está aberto até 15 de maio o prazo para apresentação de projetos temáticos para residências artísticas na Embassy of Foreign Artists (EoFA), a realizar em 2020 na cidade de Genebra, na Suíça. Os projetos para as residências de 2020 deverão incidir nos seguintes temas: 

> Arte e Cidadania: olhar crítico sobre o mundo (projetos ancorados na realidade, que abordem questões políticas, culturais, sociais, económicas, sociais ou ambientais);

> Arte e Ciência: questões científicas (projetos em torno da ciência e da arte);

16 obras da Coleção da Fundação Bienal de Arte de Cerveira vão ser apresentadas na Sardenha, Itália

Partindo da temática da migração, a exposição "Territórios Imaginados" leva ao Museo del Crudo (Sardenha, Itália), de 4 de maio a 30 de junho, 16 obras da Coleção da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, com o apoio da Direção-Geral das Artes. Os artistas representados são Ana Maria, Ana Pimentel, António Barros, Bartolomeu Cid dos Santos, Carlos Casteleira, Francisco Tropa, Hélia Aluai, Henrique Neves & Michael Langan, Isaque Pinheiro, Inês Norton, Lauren Maganete, Mário Ambrózio, Martinho Costa, Os Espacialistas e Samuel Rama.

Concurso Internacional Marianne Brandt - candidaturas até 30 de abril

No ano da comemoração do centésimo aniversário da fundação da escola alemã Bauhaus, a 7.ª edição do Concurso Internacional Marianne Brandt será subordinada ao tema "I am all of glass" | "Ich bin ganz von Glas", incidindo nas potencialidades funcionais e metafóricas do vidro enquanto material com uma influência formativa inigualável da Bauhaus.

São aceites candidaturas até 30 de abril de 2019.

Residência artística em Vaskjala, Tallin (Estónia): Candidaturas abertas

Decorre até 1 de abril de 2019 o prazo para apresentação de propostas à residência artística que decorrerá nas instalações da Copper Leg Art Residency, situada a 18 km do centro da cidade de Tallinn, na aldeia de Vaskjala, na Estónia.

A Residência é promovida pelo Centro Cultural de Rae e proporciona alojamento e espaço de trabalho aos residentes, bem como a participação em eventos públicos, exposições, concertos, performances e workshops.

"a seam, a surface, a hinge, or a knot" inaugura a 11 de maio na 58.ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia

A Representação Oficial Portuguesa na 58ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia vai pré-inaugurar no dia 8 de maio, no Palazzo Giustinian Lolin. Com curadoria de João Ribas, o Pavilhão de Portugal propõe o projeto "a seam, a surface, a hinge, or a knot", da artista Leonor Antunes. A inauguração ao público é no dia 11 de maio.

A proposta de João Ribas foi selecionada no âmbito de um concurso promovido pela Direção-Geral das Artes, numa modalidade inédita para definir a representação portuguesa na Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza.

Páginas