artes visuais

Atelier de Lisboa divulga novo calendário de cursos 2019-2020

O Atelier de Lisboa está a divulgar o novo calendário de cursos 2019-2020, com início em setembro. No total, são 14 cursos pós-laborais na área das artes visuais e dividem-se em cursos de Projeto, Teóricos e Técnicos. 

O primeiro curso - "Laboratório Digital" com Helena Gonçalves - tem 10 sessões programadas (sempre às terças e quintas) e começa já a 10 de setembro. 

Open Call: 70.ª edição de Jeune Création - Candidaturas até 8 de setembro

Decorre até 8 de setembro de 2019 o prazo para apresentação de candidaturas à 70ª edição de Jeune Création.

Fundada em 1949, a associação Jeune Création, inicialmente designada Jeune Peinture,  é uma associação de utilidade pública, cuja missão é a promoção da criação e divulgação da arte contemporânea.

Aesthetica Art Prize 2019 - Candidaturas abertas até 31 de agosto

Decorre até 31 de agosto de 2019 o prazo de candidaturas ao Aesthetica Art Prize, organizado pela Aesthetica Magazine. O Prémio visa proporcionar a artistas emergentes ou consagrados a oportunidade de apresentarem os seus trabalhos na cena artística internacional. 

Serão atribuídos dois prémios: o "Main Art Prize" e o "Emerging Art Prize".

O "Emerging Art Prize" (prémio em dinheiro no valor de £1,000) destina-se a estudantes e a artistas que tenham concluído os seus estudos nos últimos dois anos.

Blooom Award (Colónia, Alemanha) - Candidaturas abertas até 31 de julho

Decorre até 31 de julho de 2019 o prazo de candidatura ao Blooom Award, prémio que visa facultar a jovens artistas de todo o mundo o ingresso no mercado internacional da arte.

Aberto a qualquer disciplina de expressão artística - nomeadamente artes visuais, design, arte urbana e vídeo - o concurso privilegia trabalhos de interface entre a arte e as indústrias criativas, com ênfase na interdisciplinaridade, capacidade de inovação, coragem e progressividade.

Oficina 'DO INQUÉRITO VISUAL AO MANIFESTO' com Marta Wengorovius, pelo Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto

DO INQUÉRITO VISUAL AO MANIFESTO é a última de uma série de oficinas incluídas no programa da Ci.CLO Bienal’19, e acontecerá no dia 30 de Junho, nos Jardins do Palácio de Cristal. Orientada por Marta Wengorovius, DO INQUÉRITO VISUAL AO MANIFESTO, estrutura-se em três regimes distintos de relação - o indivíduo, o par e a comunidade. Os participantes terão a oportunidade de explorar, graficamente, ideias, questões e pensamentos em forma de um manifesto.

Open Call: Anima Mundi | Festival Internacional de Arte ITSLIQUID

Convite à apresentação de propostas para próximos eventos do Festival Internacional de Arte Anima Mundi – ITSLIQUID

ITSLIQUID GROUP, em colaboração com a Venice Events e Ca 'Zanardi, lança concurso para apresentação de propostas ao Festival Internacional de Arte ANIMA MUNDI – ITSLIQUID.
Este festival compreende três eventos fundamentais (RITUALS, CONSCIOUSNESS e VISIONS).

Open Call Festival FUSO - Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa - até 30 junho 2019

OPEN CALL | Candidaturas abertas até 30 de junho de 2019

Sustentabilidade é o mote norteador do FUSO 2019, entendido como o respeito ao meio ambiente, à diversidade cultural e social e a um crescimento económico justo e consequente.
Um júri presidido por Margarida Chandre (EDP/MAAT) irá eleger o melhor vídeo. A selecção prévia dos vídeos a concurso será da responsabilidade de Jean-François Chougnet, director artístico do FUSO.

Open Call Artistas: propostas vídeo arte & imagens em movimento | candidaturas até 6 de junho

Em colaboração com o Cambridge Shahnama Centre for Persian Studies, a plataforma e galeria de vídeo arte Ephemereye lança convite à apresentação de propostas subordinado ao tema “Interpretação e apropriação de imagens e histórias de Shahnameh”.

ARCOlisboa 2019 conta com a presença de 24 galerias portuguesas

Coorganizada pela Feira de Madrid (IFEMA) e pela Câmara Municipal de Lisboa, a ARCOlisboa - Feira Internacional de Arte Contemporânea de Lisboa apresentará, de 16 a 19 de maio, na Fábrica Nacional da Cordoaria, galerias de 17 países, contando com a presença de 24 galerias portuguesas. Espanha, Brasil, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Roménia, Itália, Polónia e França, são alguns dos países participantes. A feira organiza-se em três áreas: o "Programa Geral", com 52 galerias, "Opening", com nove, e "Projetos", também com nove. 

Páginas