Conferências

Sessão de Apresentação Coriolis – Movimento para a Sustentabilidade: inscrições abertas

O Coriolis é um novo projeto da Companhia Instável, que pretende aumentar o conhecimento sobre o sector cultural e dentro das organizações, melhorar os processos internos e promover a colaboração enquanto hábito.
Para quem? O projeto destina-se a organizações do setor cultural do Porto e Região Norte, especialmente do domínio das artes performativas. A sessão de apresentação do projeto vai ser realizada através da plataforma Zoom. 

Jornadas Teatro e Território - Encontro Desconfinamento Cultural

A Plataforma dos Teatro de Sintra convida para as Jornadas Teatro e Território - Que Futuro? - Encontro Desconfinamento Cultural. Esta iniciativa tem como principal objetivo discutir as atuais propostas de "desconfinamento", as quais "prevêem a reabertura das salas de espetáculos e consequente retoma do trabalho em copresença física, com atores e técnicos, produtores e cenógrafos, espetadores e artistas (...)".

“ResiliArt Debate” – Impacto do Covid-19 no setor dos profissionais da Cultura

Por ocasião da celebração do Dia Mundial da Arte, que se comemora hoje, dia 15 de abril (14h-16h, hora de Paris), a UNESCO, em parceria com Jean Michel Jarre, pioneiro da música eletrónica, e Embaixador da Boa Vontade da UNESCO e Presidente da CISAC - Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores - organiza um debate global on-line e uma campanha nos meios de comunicação e redes sociais.

Diretor-Geral das Artes participa nas III Jornadas do Teatro no Funchal, a 11 de março, no Teatro Baltazar Dias

No dia em que se assinalam os 132 anos do Teatro Municipal Baltazar Dias, 11 de março, a Câmara Municipal do Funchal promove a terceira edição das Jornadas do Teatro.

O Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, participa neste evento, com uma intervenção sobre o atual Modelo de Apoio às Artes. 

O Espaço do Tempo organiza a Conferência "Portugal, Uma Diversidade Ambiental Única" no dia 15 de fevereiro, em Montemor-o-Novo

No ano em que celebra 20 anos, o Espaço do Tempo volta a contar com curadoria de Rui Horta e moderação de Ana Sousa Dias no Ciclo de Conferências "Temos e não sabemos", que irá decorrer mensalmente de janeiro a junho. Estas conferências terão lugar no Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo. A próxima está marcada para 15 de fevereiro e irá contar com as participações - já confirmadas - de João Ferrão ( geógrafo, especialista em ordenamento do território) e Rogério Roque Amaro (economista, investigador, professor universitário). 

Portugal na 1ª edição da Bienal de Luanda - Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz

Vai decorrer, de 18 a 22 de setembro de 2019, a Bienal de Luanda, que reunirá 16 países do continente africano e das diásporas.
Os cinco dias de evento serão marcados pela realização de fóruns de ideias, festival de culturas, aliança de culturas e desportos a favor da paz e aliança dos parceiros para a cultura de paz em África e são esperados mais 600 participantes internacionais.

Conferência Internacional "Cultura, Território e Desenvolvimento" em Idanha-a-Velha

Organizada pela Direção Regional de Cultura do Centro, na aldeia histórica de Idanha-a-Velha, a Conferência Internacional "Cultura, Território e Desenvolvimento" tem como mote uma discussão alargada sobre o papel da cultura no desenvolvimento dos territórios, "tendo como pano de fundo a competição que se avizinha em Portugal para selecionar a Capital Europeia da Cultura 2027". 

Serão discutidas as seguintes temáticas: