Encontros de Maíra Santos (performance), 24 setembro, Amora

Encontros é uma performance em arte comunitária concebida pela coreógrafa brasileira Maíra Santos, realizada em cocriação com moradores da Quinta da Princesa, artistas e pesquisadores. É um trabalho que encontrou um pouso aos bocadinhos. Foi feito na Quinta da Princesa pela expressão do corpo, em muitas vozes. É um encontro para nos divertir no jogo da imaginação entre a composição marcada e o improviso, uma criação em conjunto. A linguagem da dança é abstrata, mas conta muitas histórias, porque as histórias ficam marcadas em nossos corpos. São histórias para ouvir com os olhos, olhar com o coração.
Sobre o espetáculo:
A performance Encontros é um dos resultados do projeto investigativo (Programa de Apoio a Projetos/cruzamento disciplinar) Dramas contemporâneos, dança e caminhadas: experiências em etnografia performativa. A pesquisa partiu da escolha de uma localização geográfica específica: a Quinta da Princesa, bairro que se situa no Concelho do Seixal, Distrito de Setúbal, área metropolitana de Lisboa (Portugal).
Encontros é um trabalho que inventou pouso na expressão do corpo, em muitas vozes, com uso da etnografia performativa: investigação não informativa, de caráter existencial, que se realiza com pessoas em processo de criação.
Este projeto, que nasceu durante a pandemia, partiu de perguntas como: o que é possível formar e criar em contexto pandêmico e pós-pandêmico? O que é possível formar e criar na relação com a prática performativa através do caminhar, da dança e do espaço público? Como nos aproximar, por meio das artes, de áreas urbanas vulneráveis? Diante dos efeitos produzidos por coerções e violências cotidianas, de resquícios de um modo de vida colonial na contemporaneidade, como intervir artisticamente em espaços urbanos onde pessoas são percebidas em suas visibilidades e invisibilidades quanto às suas histórias, memórias, saúde, trabalho, lazer?
Muitos têm sido os dramas dos moradores de áreas periféricas, mas muito há de poética, crítica, potência, afeto, singularidade e a resistência ao isolamento, à solidão e à superfluidade. As histórias que vamos contar dialogam com a linguagem da dança, da voz e do movimento, são histórias marcadas em nossos corpos. A performance também convida o público a uma dança participativa onde podemos correr, caminhar ou dançar ao ritmo constante do batuque. O encontro entre o performer e o público nos transformará em um corpo coletivo. Encontros é um trabalho para reativar comunidades.
/
Direção artística e produção: Maíra Santos
Cocriação: Ana Isabel Cardoso, Ana Sofia Salvador, André Fausto, Antonio Bandeira, Azalmite Andrade, Cesaltina Sousa, Cristina Pinto, David Nunes, Graciete Oliveira Leal, Ilda Veiga, Jardel Monteiro, Joshua Sousa, Laura Ferreira de Sousa, Luciana Caliman, Maíra Santos, Maria João Sousa, Mila Rocha, Paulina Fernandes, Reize Cabral, Severina Mendes, Vivian Mendes
Equipa artística: André Fausto, Antonio Bandeira, Maíra Santos, Reize Cabral, David Nunes, Marinho Pina
Colaboração na direção de movimento, mediação: Reize Cabral
Criação Sonora & Arte Comunitária: André Fausto
Artista convidado: Marinho Pina
Video, edição & Instalação: Maíra Santos
Vídeo & Fotografia: Mia Gourvitch
Mediação e Arte Comunitária: David Nunes
Consultoria nas artes da atenção: Luciana Caliman
Consultoria danças africanas, Kizomba: António Bandeira
Consultoria decolonial e pos-colonial: Marinho Pinho
Consultoria Antropológica: Marta Jardim
Apoio financeiro: República Portuguesa - Cultura - DgARTES - Direção Geral das Artes / 2021
Apoio às residências e ensaios: Anagrama - Fábrica de Sonhos, Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo Quinta da Princesa
Apoio à investigação: Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa (CET/ULisboa) | Etnografia e História das Práticas Artísticas e das Línguas das Áfricas (EHPALA-UNIFESP-BR).
Agradecimentos: Tutores do Bairro, Idénia Nascimento, José Correia, Raja Litwinoff & Camara Municipal de Seixal
/
Local, data e horário de apresentação:
R. Arquitecto José António Conde 8, Amora, Setúbal (Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo Quinta da Princesa)
24 de setembro | às 16h30/
Informação sobre bilheteira:
Entrada Gratuita
Duração: 120 minutos
Classificação etária: Livre
/
Link para site:
https://youtu.be/rCDWbuqmfHM?si=Ie8QGwfNkHCyfzPu