Estudos e Relatórios

EM DESTAQUE:

dgartesemnumeros_relatorioestatistico2017-1.png

DGARTES EM NÚMEROS
RELATÓRIO ESTATÍSTICO 2017
_

Encarada como uma ferramenta de apoio à gestão, fundamental na tomada de decisões relativas às opções concursais e procedimentais a adotar para o financiamento às artes, a edição deste relatório retoma a disponibilização regular de dados analíticos dos resultados dos concursos de apoio às artes, com o objetivo de promover o conhecimento, a reflexão e o debate alargados e rigorosos sobre a intervenção pública no setor. Este relatório, publicado em dezembro de 2018, encontra-se estruturado num conjunto de grandes temáticas, nomeadamente nos dados respeitantes ao financiamento, às entidades beneficiárias, às atividades apoiadas e ao público envolvido, valores analisados por sua vez, segundo uma lógica de distribuição por área artística e por região. 
 


EM ARQUIVO:

boletimanual05-1.png

BOLETINS TRIMESTRAIS SOBRE O APOIO ÀS ARTES
2013-2014
_

Os Boletins Trimestrais sobre o Apoio às Artes reportam as atividades desenvolvidas pelas entidades artísticas apoiadas pela DGARTES no âmbito dos programas de financiamento públicos. Estas publicações resultam de uma parceria entre a DGARTES e o DINÂMIA'CET / ISCTE-IUL, nos anos de 2013 e 2014. O 1.º Boletim, publicado no 4.º trimestre de 2013, analisa os apoios atribuídos no âmbito dos concursos lançados nesse ano, promovendo uma reflexão alargada e rigorosa sobre a intervenção pública no setor artístico português. O 2.º Boletim, publicado no 1.º trimestre de 2014, analisa o Programa de Apoio à Internacionalização das Artes, como fator de qualificação e criação de parcerias, principalmente fora da Europa. No 3.º Boletim, publicado no 2.º trimestre de 2014, o destaque vai para a modalidade de apoio indireto "Acordos Tripartidos", celebrados entre a DGARTES, autarquias locais e entidades de criação, programação ou mistas. O 4.º Boletim, publicado no 3.º trimestre de 2014, faz uma análise do Programa "Pegada Cultural: Artes e Educação", uma parceria entre a DGARTES e o Conselho das Artes da Noruega, no âmbito da implementação do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu EEA Grants. O 5.º Boletim, publicado no 4.º trimestre de 2014, faz uma súmula do que constituiu o desempenho da DGArtes em 2014 no âmbito do Apoio às Artes, destacando a evolução dos dados analisados e recuperando os temas em destaque nos Boletins anteriores. 

boletimtrimestral_04-1.png

boletimtrimestral03-1.jpg

boletimtrimestral02-1.png

boletimtrimestral01-1.png
 


OUTROS ESTUDOS
E RELATÓRIOS
_

RELATÓRIO SOBRE O CICLO DE WORKSHOPS INTERNACIONAIS

Resultados do Inquérito Online aos Participantes
Em 2013, a DGArtes deu início a um Ciclo de Workshops Internacionais interativos, em parceria com o Instituto Superior de Economia e Gestão e com o Teatro Nacional de São João, que decorreram entre maio e outubro, em Lisboa e no Porto. Com formadores dos EUA, da Holanda e do Reino Unido, os workshops focaram alguns dos temas mais prementes para as organizações artísticas portuguesas, nomeadamente a comunicação, o empreendedorismo e o estabelecimento de parcerias. 
 


APOIOS CONCEDIDOS PELA DGARTES RELATÓRIO 2012

A DGARTES, enquanto braço executivo dos apoios às artes, é responsável pela recolha de dados fundamentais sobre a atividade das entidades artísticas apoiadas. O tratamento desses dados permite a estruturação de informação útil para o conhecimento aprofundado do tecido cultural nacional e também para a análise da ação da DGArtes no terreno. Este relatório materializa um trabalho rigoroso de recolha, tratamento e cruzamento de dados que proporciona uma imagem global do que foram os apoios às artes em 2012, chamando a atenção para alguns indicadores mais relevantes.
 


RELATÓRIO DA RECOLHA DE CONTRIBUTOS AOS AGENTES CULTURAIS
INQUÉRITO DISPONIBILIZADO ENTRE 20 DE AGOSTO E 7 DE SETEMBRO DE 2012 

No exercício das suas atribuições, e tendo em vista fomentar o diálogo com o setor artístico e estimular a participação dos vários agentes culturais no desenvolvimento da sua intervenção, a DGARTES levou a cabo um procedimento formal de recolha de contributos, através de um questonário no dgartes.pt,  sobre pontos essenciais da situação das artes e da política de apoio às artes. O mesmo decorreu no periodo entre 20 de agosto e 07 de setembro de 2012,
Resumo do Relatório
 


ESTUDO SOBRE OS APOIOS FINANCEIROS DIRETOS CONCEDIDOS ÀS ATIVIDADES ARTÍSTICAS - DGARTES 2010-2011

Análise e avaliação dos apoios financeiros diretos concedidos pela DGARTES à criação e programação artística, tendo por base os sistemas de apoio bienal e quadrienal nos anos de 2010 e 2011 e as respetivas entidades beneficiárias. 
 


RELATÓRIO E LIVRO DE ESTÁGIOS DO PROGRAMA INOV-ART 2009-2012 

O INOV-Art foi um programa de estágios internacionais para jovens, no domínio cultural e artístico, criado com o objetivo de promover a sua inserção no mercado de trabalho, nomeadamente em instituições culturais e artísticas de referência a nível internacional nas áreas da arquitetura e urbanismo, artes performativas, artes visuais, cinema e audiovisual, cruzamentos artísticos, design, escrita e edição, gestão de indústrias criativas e marketing cultural, entre outras. Promovida, gerida e executada pela DGARTES e financiada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, esta iniciativa teve início em maio de 2009 e contou com a realização de 3 edições, tendo a última terminado em fevereiro de 2011, com a realização de um Seminário de Encerramento no Centro Cultural São Mamede, em Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2012. 

O INOV-Art possibilitou a atribuição bolsas em entidades de acolhimento como o NCCA-National Centre for Contemporary Arts (Moscovo, Rússia); Tate Modern (Londres, Reino Unido); CONTINENTE-Centro de Investigación en Artes Audiovisuales (Buenos Aires, Argentina); Capacete (Rio de Janeiro, Brasil); Reality Research Center (Helsínquia, Finlândia); Sou Fujimoto Architects (Tóquio, Japão); Swedish Travelling Exhibitions (Visbi, Suécia); UCLA (Los Angeles, Estados Unidos da América) e Biblioteca Nacional (Madrid, Espanha). 

Livro de estágios: "Rostos com Futuro" de Alexandre Neves, David Francisco e João Gonçalves (livro de estágios da última edição do Programa INOV-Art)