"Negentropia: O Último Homem na Terra Devastada", pela Absonus Lab, 5 outubro, Museu da Música Mecânica, Setúbal

Música
"Negentropia: O Último Homem na Terra Devastada", pela Absonus Lab, 5 outubro, Museu da Música Mecânica, Setúbal

© Hugo Paquete

A Absonus Lab - Pesquisa Sonora, Tecnologia e Cultura apresenta "Negentropia: O Último Homem na Terra Devastada", uma ópera pós-techno de Hugo Paquete", no dia 5 de outubro, às 17h30, no Museu da Música Mecânica, Lisboa


SINOPSE

(Pela Absonus Lab)

O último refúgio da humanidade num mundo devastado, onde o ruído eletrónico ecoa como nuvem apocalíptica pulsante, numa ópera pós-techno que transcende convenções.

Explore um universo pós-apocalíptico em "NEGENTROPIA: O Último Homem na Terra Devastada", uma experiência operática pós-techno dirigida por Hugo Paquete.

Esta obra, apresenta-nos um universo pós-apocalíptico distópico, onde a música eletrónica, ruído e interação se unem, explorando o lugar e circunstância da existência num último suspiro, o fim de um homem num deserto austero eletrónico como nuvem pós-apocalíptica, onde a existência colapsa em loucura e asfixia. Inspirada nas obras do compositor Jani Christou, NEGENTROPIA recria e expande as composições Anaparastasis I: The Baritone (1968) e Anaparastasis III: The Pianist (1968), elevando a sua experiência a novas intensidades, contextualizando-as numa meta-dramaturgia sonora, visual e cénica, com recurso a improvisação e programações de leituras de CO2 para som, numa catarse como suspensão da tragédia humana e tecnológica.

Exploramos neste projeto os conceitos: ecologia radical, astronomia, ciência, misticismo e morte, tradições imaginárias e misteriosas para se desvendar os limites do eu perante o abismo. Procura-se, assim, partir do ritual catártico tecnológico, da voz em cena, onde o mito, o transcendente, o primordial e o ritual moldam o pânico e a histeria como conceitos operativos diante do apocalítico, numa abordagem estética de cruzamentos disciplinares e disruptiva.

Esta peça, originalmente criada para o formato site-specific da cúpula do Planetário do Porto, foi agora adaptada para o Museu da Música Mecânica.

No palco, contamos com o barítono Rui Baeta que personifica "o último homem", acompanhado por manipulações eletrónicas de Hugo Paquete. Somando, ainda, a participação especial de músicos convidados para as diferentes apresentações, tais como Cláudio de Pina no sintetizador e programações. Na versão integral do projeto somamos, ainda, a participação especial de músicos convidados para as diferentes apresentações, tais como Pedro Carvalho e Ianina Khmelik no violino. Este projeto conta ainda com uma equipa de atores, performers e geradores de ruído, tais como: Bruno Sousa, Amanda Duda, Alex Alvão, Delrik Borba, Flora Gouveia, Rita Rocha, Rodrigo Guimarães e Leticia Arlandis – assumem o papel de ecos humanos, evocando memórias de uma humanidade perdida entre o passado e o futuro.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção Artística, Conceito, Direção Musical e Composição, Performance e Dramaturgia: Hugo Paquete

Reinterpretação Musical: Jani Christou: Anaparastasis I: O Barítono (1968) e Anaparastasis III: O Pianista (1968)

Barítono e Performance: Rui Baeta

Violinista performance no planetário e outras datas: Pedro Carvalho

Violinista, outras datas: Ianina Khmelik

Organista e sintetizadores: Lisboa Incomum. Museu da Música Mecânica: Cláudio de Pina

Atores: Bruno Sousa, Amanda Duda, Alex Alvão, Delrik Borba, Flora Gouveia, Rita Rocha, Rodrigo Guimarães e Leticia Arlandis.

Conteúdo 3D e Animações: Julius Horsthuis

Design de Hardware: Christopher Zlaket

Design de Software: David Stingley

Maquiagem e Cabelo: Kateryna Kornilova

Figurinos, Adereços, Cenografia e Iluminação: Absonus Lab team

Operação de Som e Luz: Absonus Lab team

Conteúdo Digital e Gravação: Luna Castro, Hugo Vale e Raquel Barrocas Leiter

Assistente de Produção: Erica Frota

Gestão Financeira: Susana Nobre

Produção: Absonus Lab


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

Museu da Música Mecânica, 5 de outubro de 2024, 17h30,

Pinhal Novo - Setubal


BILHETEIRA

Bilhetes à venda online e, no local, uma hora antes, nos dias dos espetáculos.

A entrada é gratuita, mediante reserva para absonus.lab@yandex.com

museudamusicamecanica@gmail.com

Ou Reservas em:

https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-negentropia-o-ultimo-homem-na-terra-devastada-opera-pos-techno-concepcao-e-direcao-hugo-paquete-1021490574807?utm-campaign=social&utm-content=attendeeshare&utm-medium=discovery&utm-term=listing&utm-source=cp&aff=ebdsshcopyurl

 


CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/6


ACESSIBILIDADE 

O espaço do evento está firmemente estruturado para oferecer condições de acessibilidade para todas as pessoas, incluindo aquelas com dificuldades motoras. Reconhecemos a importância de remover barreiras físicas e proporcionar um ambiente inclusivo onde todos possam participar plenamente das experiências que oferecemos.


MAIS INFORMAÇÕES

www.absonuslab.org

 

 


Apoio: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes