FITA - Festival Internacional de Teatro do Alentejo

Festivais em Portugal
FITA - Festival Internacional de Teatro do Alentejo
Teatro | Alentejo

Guto Muniz

O FITA consolida-se como o maior Festival de Teatro em Portugal, na área geográfica em que intervém: todo o Alentejo. É o único evento transversal a toda a região Alentejo, contando com as preciosas parcerias de 9 Municípios, do alto ao baixo Alentejo. O FITA assume-se como um dos mais prestigiados Festivais Portugueses até mesmo a nível internacional, sendo o único representante Português em duas importantes redes de festivais, a REDELAE e a CLT, que juntas representam cerca de 60 Festivais Iberoamericanos.
O FITA tem dado um contributo para a promoção do teatro Português além-fronteiras, através da participação da companhia Lendias d'Encantar como programador em vários festivais, aos quais sugere muitas das estruturas portuguesas que, efectivamente, sobem a palco no âmbito desses eventos.
Para além de ser um "mero" conjunto de apresentações teatrais, o FITA é já uma referência para todos os que têm as artes cénicas e em particular o teatro como forma de vida e como justificação válida para a afirmação cultural de um país.
Beja recebe o FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo. Um encontro que conta com a participação de companhias de teatro oriundas do Uruguai, Cuba, Brasil, Colômbia, Espanha e, obviamente, de Portugal. A organização do FITA está a cargo da companhia teatral bejense Lendias d’Encantar, com o apoio da S.O.I.R. Joaquim António d’Aguiar e do Cineclube de Évora.
Para além do teatro, o FITA dá forte destaque à música. À margem do programa central, o FITA oferece ainda sessões de café-concerto, momentos de poesia e jantares temáticos.
_
Nome do festival: ​FITA - Festival Internacional de Teatro do Alentejo
Entidade promotora: Associação Lendias d'Encantar
Direção artística: António Revez
Datas de realização: março
Locais: Beja
_
Mais informação:
www.lendiasdencantar.org
http://lendiasdencantar.blogspot.pt/