Festival de Almada

Festivais em Portugal
Festival de Almada
Cruzamentos disciplinares | Almada

O Festival de Almada é um festival português de teatro, fundado em 1984 por Joaquim Benite (1943-2012) e anualmente organizado pela Companhia de Teatro de Almada e pela Câmara Municipal de Almada, entre os dias 4 e 18 de julho. Embora tenha começado por ser uma mostra de grupos de teatro amador, apoiados pela Companhia de Teatro de Almada, na sua segunda edição a programação já incluía espectáculos de companhias profissionais portuguesas. Em 1987, dar-se-iam os primeiros passos no sentido da internacionalização, com a apresentação de companhias estrangeiras ligadas, sobretudo, ao teatro universitário.
O Festival de Almada tem estabelecido parcerias com vários teatros lisboetas, alargando as suas realizações a vários espaços, nas duas margens do rio Tejo. A partir de 1992, a Escola D. António da Costa, em Almada, transformou-se no ponto emblemático do Festival, sendo simultaneamente o lugar onde se instala o Palco Grande e onde nasce esplanada, centro de convívio e de debates, bem como outros espaços para a realização de exposições documentais e de artes plásticas.
Além do programa especificamente teatral, existem programas paralelos de música, espectáculos de rua, debates, workshops, seminários internacionais, exposições e ciclos de formação artística e técnica. A Casa da Cerca e a Esplanada da Escola D. António da Costa são os lugares onde, tradicionalmente, se promovem colóquios e encontros de reflexão. 
Ao longo dos anos, o Festival de Almada tem apresentado companhias de grande prestígio internacional (como o Piccolo Teatro di Milano, os Tg Stan, o Young Vic, o Théâtre de Gennevilliers, o Théâtre des Bouffes du Nord, o Teatro de la Abadía, a Volksbühne, a Schaubühne e o Berliner Ensemble) e espectáculos dirigidos por nomes do teatro mundial, como Alain Ollivier, Benno Besson, Bernard Sobel, Christoph Marthaler, Claude Régy, Daniel Veronese, Georges Lavaudant, Giorgio Strehler, Josef Nadj, Luca Ronconi, Matthias Langhoff, Patrice Chéreau, Peter Brook, Peter Stein, Theodoros Terzopoulos e Thomas Ostermeier. Já estiveram representados grupos europeus, asiáticos, africanos, da América do Norte e da América Latina, bem como de quase todos os países de expressão portuguesa.
Entre as distinções recebidas pelo Festival de Almada, encontram-se a Medalha de Ouro da Cidade de Almada, atribuída pela Câmara Municipal de Almada em 2002; o Prémio da Crítica 2013, atribuído pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro; e o prémio Pro-Autor, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores em 2014.

_
Nome do festival: Festival de Almada
Entidade promotora: Companhia de Teatro de Almada
Diretor artístico: Rodrigo Francisco
Datas de realização: jullho
Locais: Almada

_
Mais informação: 
https://ctalmada.pt/festival-de-almada/
https://www.facebook.com/TeatroMunicipalAlmada
https://www.instagram.com/teatromunicipaljoaquimbenite/