O Arquiteto Eduardo Souto de Moura venceu o Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza

arquitetura
Internacional | Veneza

© Francesco Galli / Cortesia Bienal de Veneza / Imagem em www.publico.pt/2018 

O arquiteto Eduardo Souto de Moura foi distinguido na 16.ª Exposição Internacional de Arquitetura La Biennale di Venezia com o Leão de Ouro, o mais prestigiado prémio da Bienal. Esta distinção (Golden Lion for the best participant in the 16th Exhibition FREESPACE) foi atribuída pelo júri "pela precisão em colocar lado a lado duas fotografias aéreas, que revelam a relação essencial que deve existir entre a arquitetura, o tempo e o lugar". As fotografias, da italiana Alessandra Chemolo, mostram "o antes e depois" da recuperação de um grande monte alentejano no complexo turístico de São Lourenço do Barrocal. As fotografias ficarão expostas no Arsenal, em Veneza, até ao final da exposição, dia 25 de novembro.

A obra de Souto de Moura integrou também o Pavilhão de Portugal "Public Without Rhetoric", com curadoria de Nuno Brandão Costa e Sérgio Mah. A representação oficial portuguesa, que inaugurou no dia 24 de maio e estará patente até 25 de novembro, no Palazzo Giustinian Lolin, propõe um percurso pelo "Edifício Público" de autoria portuguesa, através de 12 obras criadas "num momento em que a Europa Ocidental se confronta com os seus limites e possibilidades e a arquitetura acentua o seu inconformismo...". Neste núcleo expositivo, encontra-se pois, um projeto de Souto de Moura e de Álvaro Siza, em colaboração com Tiago Figueiredo - a Estação de Metropolitano "Município" -, em Nápoles.

Para além do Pavilhão de Portugal, a obra do arquiteto português surge igualmente no primeiro Pavilhão do Vaticano no contexto da Bienal de Arquitetura de Veneza - "Vatican Chapels" - um conjunto de 10 capelas de arquitetos internacionais. Souto de Moura respondeu ao desafio apresentando uma capela de pedra, que nos transporta para uma certa génese dos rituais associados ao sagrado. A capela pode ser vista no Pavilhão da Santa Sé até 25 de novembro.

/
Mais informações:
www.labiennale.org/en/news/awards-biennale-architettura-2018
www.facebook.com/Labiennaledivenezia/
www.instagram.com/explore/tags/freespace/
www.instagram.com/explore/tags/bienaldivenezia/

 

 

 

 

Imagem apresentação: