Open call internacional para bailarinos e coreógrafos | Biennale College - Dance

dança
Oportunidade | Dança

Biennale College - Dance

La Biennale di Venezia, presidida por Paolo Baratta, anuncia a nova edição do Biennale College - Dance com duas chamadas internacionais para jovens bailarinos e a novos coreógrafos, conforme estabelecido no projeto da diretora Marie Chouinard.
As candidaturas podem ser remetidas até:
- 16 de janeiro de 2019, para bailarinos
- 23 de janeiro de 2019, para coreógrafos

O Projecto de dança
Será realizada uma seleção de até 15 bailarinos entre as idades de 18 e 25 anos. Durante 3 meses (1º de abril a 30 de junho de 2019), os bailarinos selecionados trabalharão em Veneza num programa intensivo que engloba sessões dedicadas à consciencialização do corpo ou abordagem somática, técnicas contemporâneas, experimentação com movimento e interpretação, com particular referência ao repertório de Trisha Brown.
A experiência dos 15 dançarinos terminará com a apresentação de dois trabalhos num único evento integrado no 13º Festival Internacional de Dança Contemporânea: uma nova criação concebida especificamente para eles por Alessandro Sciarroni e Set e Reset / Reset desenvolvidos sob a orientação dos artistas de a Trisha Brown Company para quem o trabalho foi originalmente concebido.
A formação dedicada à consciência do corpo ou "abordagem somática, será realizada com especialistas de renome, como Judith Koltai (Movimento Autêntico), Gaby Agis (Técnica Skinner Realeasing), Shelley Senter (Técnica Alexander), Linda Rabin (Continuum), Ami Shulman (Feldenkrais), Tika Bowrin (Pilates Posturais, Yoga, Treinamento Somático e Meditativo).
Alguns dos bailarinos da Trisha Brown Dance Company serão os professores dos 15 bailarinos de técnica contemporânea, experimentação com movimentos e interpretações.

O Projeto de coreografia
Haverá uma seleção de até 3 coreógrafos entre as idades de 18 e 32 anos, que desenvolverão a sua própria criação gratuita original com aproximadamente 20 minutos de duração. As 3 criações serão apresentadas num único evento durante o 13º Festival Internacional de Dança Contemporânea. Os coreógrafos selecionados estarão em residência em Veneza de 14 a 30 de junho e, após uma fase inicial preliminar, dedicada este ano à análise do mecanismo conceitual e de composição de Trisha Brown, entendida como ponto de partida para sua pesquisa pessoal, eles trabalharão durante 6 semanas consecutivas com 7 bailarinos profissionais selecionados para esse fim. Nas várias fases de pesquisa e desenvolvimento das 3 criações originais, os coreógrafos terão a oportunidade de trabalhar com especialistas: Marc Crousillat para o método Trisha Brown, Guy Cools para dramaturgia, Catherine Schaub Abkarian no papel de "olho independente", Simone Derai para direção de palco e cenografia.

O Biennale College é um projeto inovador e complexo que envolve todos os departamentos da Bienal de Veneza - Cinema, Dança, Música, Teatro - e que pretende promover jovens talentos, oferecendo-lhes a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com mestres para desenvolver as suas criações. O Bienal College, organizado pela Bienal de Veneza, é apoiado pelo Ministério do Património Cultural e Atividades - Direção Geral de Artes Cênicas e pela Regione del Veneto.

O texto oficial completo pode ser consultado online em: http://www.labiennale.org/en/biennale-college

//
Mais informações:
Press Office la Biennale di Venezia
Tel. +39 041 5218886/776
dmtpress@labiennale.org
http://www.labiennale.org/en/biennale-college
FB: la Biennale di Venezia

Imagem apresentação: