HUMAN ENTITIES 2022: Conversa com Paola Torres Núñez del Prado / 22 junho, Lisboa

Artes digitais
HUMAN ENTITIES 2022: Conversa com Paola Torres Núñez del Prado / 22 junho, Lisboa

Imagem: Jonas Pajari

DESCRIÇÃO

Human Entities 2022: a cultura na era da inteligência artificial, 6ª edição. 

À semelhança do que se costuma dizer sobre os migrantes, as máquinas autónomas são tidas como uma potencial ameaça a um certo trabalho humano. Em ambientes militares, esses sistemas e a sua eficiência podem, de facto, ser mais letais do que os que são controlados por pessoas. Esta ideia permite-nos regressar à definição fundamental de inteligência desde a Revolução Industrial, profundamente ligada à ideia de eficiência-enquanto-produtividade (e subsequente prevenção de erros), definição que é herdeira de um certo tipo de racionalidade (com origem no Iluminismo) que coloca a inteligência no topo de uma hierarquia onde, por conseguinte, todos os outros sistemas de pensamento humano estão abaixo. Problemas ligados à gestão do ambiente natural (onde outras culturas humanas ´não racionais’ foram encontradas desde então) foram resolvidos através da dominação e até da aniquilação. Agora vemos como alguns sistemas de AI continuam esse legado.

Nesse sentido, AIELSON [um modelo de machine learning que Torres treinou para gerar poesia spoken-word] reflete sobre o zeitgeist, incorporando uma crítica complexa onde o sistema está profundamente ligado à humanidade (como reflexo) na medida em que as imperfeições não são descartadas, mas abraçadas, algo que, por sua vez, contradiz a ideia de inteligência como o epítome da eficiência e perfeição sem falhas. Assim, Torres propõe que falemos de Criatividade da Máquina. Como é que essa criatividade informa a imaginação humana agora? Podemos começar a imaginar outro futuro de possível cooperação entre humanos e máquinas, onde o Mundo Natural deixe de ser visto como um território a ser conquistado?

Paola Torres Núñez del Prado

Partindo da exploração dos limites dos sentidos, Paola Torres Núñez del Prado examina os conceitos de interpretação, tradução e deturpação, refletindo sobre as experiências sensoriais mediadas que, ao (re)construirem a nossa percepção da realidade, servem para estabelecer uma hegemonia cultural na história da Tecnologia e das Artes. Recentemente, recebeu uma Menção Honrosa no Prix Ars Electronica com AIELSON, um sistema desenvolvido durante a sua residência no programa da Google Artists + Machine Intelligence.

As suas performances e obras de arte, que também fazem parte das coleções do Malmo Art Museum e da Public Art Agency of Sweden, têm sido apresentadas em vários países das Américas, Europa Central e Escandinávia, onde vive atualmente.

-

A conversa será em língua inglesa e seguida de uma sessão de Q&A.

Integrado no evento Human Entities 2022: a cultura na era da inteligência artificial

Programa de conversas Maio – Junho 2022

Ver programa completo 


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO

LOCAL: Palácio Sinel de Cordes, Campo de Santa Clara, 142-145, 1100-474, Lisboa.

DATA: 22 de junho de 2022

HORÁRIO: 18h30


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção Artística: CADA (Jared Hawkey/Sofia Oliveira)
Organização CADA em parceria com a Trienal de Arquitectura de Lisboa
Estrutura financiada por: Direção-Geral das Artes
Apoios: Câmara Municipal de LisboaDINAMIA’CET (ISCTE-IUL) e  NOVA LINCS através de fundos da FCT.IP
Design: Marco Balesteros (LETRA)
Fotografia: Joana Linda
Som/Sound: LAMS

Esta conversa é organizada em parceria com ICLI 2022 - International Conference on Live Interfaces; Agradecimentos: Alex McLean


INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA

Entrada livre, mediante registo

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA:
+16


MAIS INFORMAÇÕES

www.cada1.net

https://autodios.github.io

http://www.singingtextiles.com

https://twitter.com/autodios