“ORDEM DAS COISAS”, de Salomé Nascimento, 7 novembro, Lisboa [Inauguração]

Cruzamento disciplinar
“ORDEM DAS COISAS”, de Salomé Nascimento, 7 novembro, Lisboa [Inauguração]

Salomé Nascimento  / human/nature III, 2022 (detalhe) // elementos naturais, plástico reciclado, latex, encáustica e goma laca em moldura / caixa de madeira com acrílico e estrutura de ferro // 60 x 60 x 40 cm

DESCRIÇÃO:
ORDEM DAS COISAS é um projeto de cruzamento disciplinar - Arte, Ciência e Filosofia - que terá lugar no Museu Nacional de História Natural e Ciência em novembro de 2024. Tem direcção artística de Salomé Nascimento, o apoio da Direcção Geral das das Artes e prevê o desdobramento a outros espaços e contextos. Este trabalho investiga as temática de Homeostase e Ecologia Profunda. integra uma exposição de arte contemporânea, performance e acções de mediação: visitas guiadas, workshops e uma conferência que cruza convidados da área científica, artistas e curadoras com debate aberto ao público. O título é uma referência directa à obra de António Damásio - A ESTRANHA ORDEM DA COISAS - dedicada ao conceito de Homeostase. Princípio comum regulador da manutenção da vida, desenvolvimento e florescimento da totalidade dos organismos vivos, assim como, segundo o autor, a base das respostas sociais e culturais complexas que nesta ‘estranha ordem’ têm a sua origem nas formas mais simples. O conceito de Deep Ecology, termo introduzido pelo filósofo Norueguês Arne Næss nos anos 70, é a segunda importante referência desta investigação. Com esta base, procura-se reforçar a ideia do ser humano como parte da natureza, substituindo a visão de indivíduos separados, para nos vermos como sistemas, integrados num todo. Com base nesta paisagem conceptual, a exposição vai focar o corpo de trabalho da artista Salomé Nascimento e a exploração de elementos naturais em fusão com materiais industriais, nomeadamente plásticos reutilizados, integrados na unidade museológica. Em diálogo com suas intervenções no espaço, a exposição engloba trabalho seleccionado de 3 artistas, por si convidados, provenientes de diferentes contextos: João Bugalho (Portugal, 1942), Paulina Dornfeldt (Alemanha, 1994) e Silvia Pallini (Italia, 1973).

Com o objectivo de explorar e divulgar os conteúdos da exposição a um público mais abrangente, serão desenvolvidas várias acções: palestras, visitas guiadas e vários workshops. As actividades procuram fomentar a sustentabilidade ambiental e a sensibilização para a implementação de boas práticas ecológicas. Assim como articular as artes com outras áreas sectoriais. As portas abrem ao público no dia 7 de novembro pelas 18h com uma performance Live Painting e som, no átrio principal do Museu seguida de visita à exposição. Encerra dia 30 com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos das Belas Artes, em laboratório conduzido pela artista (Salomé Nascimento) ao longo do mês.

 

/
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:

Direcção Artística Salomé Nascimento

Equipa Artística João Filipe Bugalho, Paulina Dornfeldt e Silvia Pallini

 

Equipa Científica

Nuno Pimentel  Fundação Champalimaud

Sandra Teles Nascimento  Hospital Júlio de Matos Roberto A. Keller _ MNHNC e Center for Ecology

Curadoria Sofia Marçal e Katherine Sirois

Coordenação do programa educativo e mediação_ Susana Alves - Lugar Específico Design gráfico_ 108_projects

Comunicação_ Lugar Específco Assessoria de imprensa_ NAM

Gestão administrativa e produção_ Ana Fatela - Lugar Específico Patrocínio_ Quinta do Casal Branco

Parceiros_ Museu Nacional de História Natural e da Ciência - Universidade de Lisboa

Apoios Institucionais

República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes

 

/
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
Inauguração e Performance
Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa 7 de Novembro de 2024, 18h
(Prevendo desdobramentos a outros espaços e contextos )

Actividades Paralelas ENTRE ARTE, CIÊNCIA E EDUCAÇÃO

CONVERSAS ENTORNO À ORDEM DAS COISAS
Convite para pensar a cultura como fenómeno biológico
14 nov | 18h _ CONVERSA COM ARTISTAS E CURADORAS
MUHNAC-ULisboa, no espaço da exposição - Laboratório de química analítica
Salomé Nascimento, João Bugalho, Paulina Dornfeldt e Silvia Pallini com Sofia Marçal e Katherine Sirois
21 nov | 18h _ CONVERSA ENTRE ARTE E CIÊNCIA
MUHNAC-ULisboa - Auditório Manuel Valadares
Participantes convidados:
Nuno Pimentel - oncologista, Fundação Champalimaud
Roberto A. Keller - biólogo, MNHNC e Centre for Ecology
Sandra Teles Nascimento - psiquiatra, Hospital Júlio de Matos
Com Intervenção dos artistas, curadoras e debate aberto ao público
Entrada Livre
+ INFO e inscrições: aqui

Workshops NATURA / HUMANA
Ciclo de três sessões, conduzidos pela artista Salomé Nascimento, direcionados ao público geral. A realizar no espaço do Museu e no atelier dos artistas (Salomé e João Bugalho). O trabalho a desenvolver propõe uma tomada de consciência da nossa ligação à natureza e a necessidade da sua proteção, explorando diversas técnicas, como o desenho, a respiração consciente, o movimento criativo, a observação ao microscópio, a pintura com elementos naturais e o antigo processo fotográfico de cianotipia.
SESSÃO 1 > 17 nov | 11h - 13h | 1_ SENTIR, ser forma _ Palavras-chave: respiração, movimento e desenho ‘cego’
Esta é uma actividade contemplativa de ligação à natureza, desenvolvimento de foco e atenção plena. Através do desenho ‘cego’ (sem olhar para o papel) e exercícios de respiração, vamos observar as formas naturais do jardim botânico. De seguida, através da exploração do movimento orgânico, faz-se um convite ao participante para sentir-se parte integrante da natureza através do corpo, das suas acções básicas e do fluxo natural do organismo, entenda-se o movimento criativo como veículo de ligação ao corpo e à natureza.
SESSÃO 2 > 24 nov | 11h-13h | 2_ ENTRAR, ir além _ Palavras-chave: observação ao microscópio, experimentação pictórica com elementos naturais
Vamos observar ao microscópio elementos recolhidos no jardim Botânico e a partir dessa observação, vamos intervir sobre o material criado na primeira sessão com diferentes técnicas e materiais: collage, pigmentação com elementos naturais, terras e outros elementos.
SESSÃO 3 > 1 dez | 11h-13h / 14-16h | 3_ GRAVAR com luz _ Palavras-chave: cianotipia, fotografia artesanal, processo fotográfico: sensibilização > exposição > revelação
Através da aprendizagem das potencialidades que a técnica da Cianotipia oferece, vamos criar registos fotográficos dos elementos orgânicos recolhidos no jardim, explorando os efeitos da impressão da luz sobre papel que previamente iremos sensibilizar com a emulsão química foto sensível. A técnica da Cianotipia ficou conhecida pela mão da Botânica Anna Atkins, com a qual criou um herbário, o primeiro livro da história da fotografia que se encontra no British Museum.
CONDIÇÕES _
As duas primeiras sessões são gratuitas, têm a duração de 2 horas cada e realizam-se no serviço educativo do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa - CRE - Jardim Botânico, a inscrição conjunta nas duas primeira sessões deverá ser feita também por email para geral@museus.ulisboa.pt
A terceira sessão com o valor de 40€, tem a duração de 4h com pausa de 1h para almoço e realiza-se no atelier dos artistas (Salomé Nascimento e João Filipe Bugalho) - 121ARTspace - na Calçada da Tapada nº121.
É sugerida a inscrição conjunta nas 3 sessões uma vez que o trabalho terá seguimento. A vaga na terceira só fica garantida após o pagamento da inscrição > MBWAY 913022330 > Colocar na descrição o seu nome + natura/humana
Máximo 12 participantes.
+ INFO e inscrições: aqui

VISITAS ORIENTADAS

Colaboração e concepção: LUGAR ESPECÍFICO
A decorrer entre 8 e 30 de novembro, direcionado a escolas e público em geral, por marcação directamente com o serviço educativo do MUHNAC-ULisboa.
Sinopse: Conhecem o conceito de homeostase? E ecologia profunda diz-te alguma coisa? Anda descobrir mais sobre estes dois conceitos que serviram de inspiração para esta exposição.
+ INFO e inscrições: aqui
LABORAT
ÓRIO DE CRIAÇÃO COM ALUNOS DAS BELAS ARTES _ PROGRAMA AULA ABERTA

INTEGRAR _ é um Laboratório de criação artística, com alunos da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, com o objetivo de desenvolver um corpo de trabalho a partir da exposição. Este laboratório desenvolve-se em 3 sessões de cerca de 2h, dinamizados pela artista Salomé Nascimento, que propõe uma tomada de consciência da nossa ligação à natureza e a necessidade da sua proteção, explorando diversas técnicas de criação artística, como o desenho, respiração, movimento, observação ao microscópio, fotografia em cianotipia e pintura com elementos naturais. A ideia é que a partir da exposição e do trabalho realizado nos workshops, se crie um diálogo com as aulas do curso de escultura, para a concretização de objectos/registos artísticos que serão apresentados na Finissage a 30 de Novembro, em conjunto com um momento de conversa aberta ao público com a artista, as professoras Marta Castelo e Helena Elias e os alunos envolvidos.

 

/
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA:
a partir dos 12 anos // a partir dos 7 anos se acompanhados de um adulto

 

/
ACESSIBILIDADE (DO ESPAÇO OU DA OFERTA ARTÍSTICA):
Os espaços escolhidos para as iniciativas cumprem somente as normas de acessibilidade ao espaço físico

 

/
LINK PARA SITE:
https://ordem-das-coisas.mailchimpsites.com/about 
https://salomenascimento.com/indexhibit/