PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS 2018 – INTERNACIONALIZAÇÃO - CANDIDATURAS ABERTAS

apoio às artes
PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS 2018 – INTERNACIONALIZAÇÃO - CANDIDATURAS ABERTAS

Estão abertas até ao dia 12 de abril as candidaturas ao Apoio a Projetos no domínio da Internacionalização, para o desenvolvimento e circulação internacional de obras e projetos. Esta nova linha de apoios à atividade artística profissional - a segunda que a DGARTES abre este ano - funciona por concurso público e contempla as áreas das Artes  performativas (circo contemporâneo e artes de rua, dança, música e teatro); artes visuais (arquitetura, design, fotografia, artes plásticas e novos media); e cruzamentos disciplinares. 

O montante financeiro global disponível é de 220.000,00€ (duzentos e vinte mil euros), para projetos que necessitem de financiamento entre os 6.000,00 e os 30.000,00 euros e realizados até junho 2019.
São objetivos desta linha de apoio a internacionalização das artes e da cultura portuguesa, através da cooperação com outros países e incentivar projetos emergentes e dinamizadores do setor.

Podem candidatar-se pessoas  coletivas  de  direito  privado  com  sede  em  Portugal,  pessoas  singulares  com  domicílio fiscal  em  Portugal  e  grupos  informais,  desde  que  nomeiem  como  seu  representante  uma  pessoa singular ou coletiva com domicílio ou sede fiscal em  Portugal, que  aqui exerçam a título predominante atividades profissionais numa ou mais das áreas previstas nas áreas artísticas acima referidas. 

As candidaturas são apresentadas por via eletrónica, mediante o preenchimento e submissão online do formulário de candidatura, disponível no Balcão Artes, na área de Gestão de Apoios. Para aceder ao formulário de candidatura é necessário efetuar ou atualizar o e-Registo.

A informação para a elaboração dos pedidos de financiamento pode ser consultada em Balcão Artes > Procuro Apoio > Candidaturas Abertas >  2018 - Apoio a Projetos - Internacionalização, estando disponível uma linha de apoio telefónico e de e-mail para o esclarecimento de questões sobre o presente concurso.

O domínio da internacionalização é uma área estratégica da atual política cultural traduzida no Novo Modelo de Apoio às Artes. Conforme prevê a Declaração Anual, publicada no passado dia 30 de novembro no website da DGARTES, em 2018 estão previstas várias linhas de financiamento para promover a internacionalização da cultura portuguesa. O apoio por procedimento simplificado que está aberto desde 28 de fevereiro abrange projetos associados à formação especializada de curta duração, à integração em redes internacionais, à tradução e legendagem de obras nacionais para língua estrangeira e ao acolhimento de promotores em contexto específico. Em julho, prevê-se outro procedimento simplificado na modalidade complementar para candidaturas previamente aprovadas no âmbito do programa Europa Criativa; um concurso para apresentação de propostas à 58ª Exposição Internacional de Arte - La Biennale di Venezia; e a reabertura de um concurso semelhante ao atual, para o desenvolvimento e circulação de obras no espaço internacional, com nova dotação financeira para apoiar as iniciativas de ação cultural externa promovidas pelo terceiro setor desde que não estejam já contratualizadas por via de outros programas de apoio. Todas as linhas de apoio são divulgadas na nossa newsletter.