Curso Deficiência e Gestão Cultural organizado pela Acesso Cultura - inscrições abertas

vários
Curso Deficiência e Gestão Cultural organizado pela Acesso Cultura - inscrições abertas
Formação | Deficiência e Gestão Cultural

Sinopse:
"Em Portugal, especial atenção tem sido dada nos últimos anos ao acesso das pessoas com deficiência à oferta cultural e, em especial, às artes performativas. Com a implementação de serviços como a tradução em Língua Gestual Portuguesa (LGP), a audiodescrição (AD) ou as sessões descontraídas (SD), vários espaços culturais e artistas procuram criar condições de acesso para que pessoas com necessidades específicas, assim como os seus familiares e amigos, possam juntos usufruir da oferta. Nesta formação, vamos conhecer melhor estes serviços e a sua implementação e vamos abordar outros aspectos da relação com o público, como a comunicação e o atendimento.
Um outro aspecto, com menor expressão em Portugal, é aquele que procura incluir as pessoas com deficiência nas equipas dos espaços culturais ou programá-las como artistas; e ainda o caso das entidades culturais lideradas por pessoas com deficiência. Assim, tendo sempre a arte no centro da nossa reflexão, veremos como no Reino Unido esta diversidade está integrada no modelo de gestão, programação e produção e permite a gestores, programadores e artistas encontrarem soluções criativas. Como será ter a arte e o acesso no centro da nossa prática?"
Em colaboração com o British Council e a Direcção-Geral das Artes
 

/
Formadoras:
Jo Verrent e Maria Vlachou

Notas Biográficas:
Jo Verrent é, actualmente, produtora do Unlimited, o maior programa de encomendas do mundo para artistas com deficiência. Trabalha para que essas criações sejam vistas, discutidas e incorporadas no tecido cultural do Reino Unido com parceiros como Arts Council England, Creative Scotland, Southbank Centre, Spirit of 2012 e British Council. Juntamente com Sarah Pickthall, Jo dirige SYNC, promovendo a interacção entre deficiência e liderança no sector cultural. É co-criadora da vídeo-instalação Take Me to Bed, juntamente com com Luke Pell. Jo acredita que “diferente” é delicioso e não divergente e que a diversidade acrescenta textura, transformando a política em acção real.

Maria Vlachou Consultora em Gestão e Comunicação Cultural. Membro fundador e Directora Executiva da associação Acesso Cultura. Autora do blog Musing on Culture (e do livro homónimo), onde escreve sobre cultura, gestão e comunicação cultural, públicos, acesso. Foi Directora de Comunicação do São Luiz Teatro Municipal (2006-2012) e Responsável de Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (2001-2006). Membro dos corpos gerentes do ICOM Portugal (2005-2014) e editora do seu boletim. Colaborou com os programas Descobrir e Próximo Futuro da Fundação Calouste Gulbenkian. Fellow e membro do ISPA – International Society for the Performing Arts (2018). Alumna do DeVos Institute of Arts Management at the Kennedy Center for the Performing Arts (Washington, 2011-2013); Mestre em Museologia pela University College London (1994).

/
Público-alvo
Gestores culturais, programadores, directores artísticos, artistas na área das artes performativas
Requisito
Bom domínio da língua inglesa

/
Local, datas e horários:
Lisboa, British Council
25 e 26 de novembro de 2019
Horário: 9h30-12h30 e 14h-17h
Inscrição gratuita - Ficha de inscrição
Quem se inscrever neste curso pode candidatar-se ao programa de mentoring

/
Contactos da entidade promotora:
Acesso Cultura, Associação Cultural
Rua do Regil 4, 3º Dto - 2805-234 Almada
+ 351 917 510 659 | 928 064 044
geral@acessocultura.org
https://acessocultura.org/
https://www.facebook.com/AcessoCultura/