"a seam, a surface, a hinge, or a knot", de Leonor Antunes, com mais de 39.000 visitantes

artes plásticas
"a seam, a surface, a hinge, or a knot", de Leonor Antunes, com mais de 39.000 visitantes
Internacional | Bienal de Veneza 2019

© Nick Ash

Terminou este domingo, dia 24 de novembro de 2019 a representação oficial portuguesa na 58.ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza, após 6 meses de exibição no Palazzo Giustinian Lolin, sede da Fundação Ugo e Olga Levi, junto ao Grande Canal, em Veneza.

Profissionais da área, estudantes e investigadores, famílias e público em geral, vindos de todo o mundo, compõem o conjunto dos 39.195 visitantes que, até ao último domingo do mês de novembro, fizeram questão de visitar a Exposição "a seam, a surface, a hinge, or a knot ", de Leonor Antunes, com curadoria de João Ribas. Para além desta notável afluência de visitas foram também muitos os testemunhos deixados sobre o trabalho de Leonor Antunes, quer no âmbito deste projeto de representação, quer sobre a sua carreira, como uma das mais reconhecidas artistas plásticas do país. 

A exposição refletiu sobre os contributos de Masieri, e as suas encomendas a Frank Lloyd Wright e Carlo Scarpa, e os menos conhecidos desenhos de Trincanato, a primeira arquiteta formada pelo Istituto Universitario di Architettura di Venezia, autora de um estudo sobre a arquitetura veneziana popular desde o século XIII ao século XVIII, e que foi também diretora do Palazzo Ducale e presidente da Querini Stampalia. Tanto Savina, como Trincanato tiveram um papel fundamental na formação de uma aceção de Veneza como cidade “moderna”, através de desenhos de exposições, arquitetura e trabalho histórico. Antunes interessou-se em como as tradições artesanais de várias culturas se cruzam dentro dessa história de gênero.

A 58.ª Exposição Internacional de Arte, organizada pela La Biennale di Venezia, presidida por Paolo Baratta e com curadoria de Ralph Rugoff recebeu um total de 593.616 visitantes, dos quais 31% foram jovens com menos de 26 anos e os que visitaram a Bienal como parte de um grupo representaram 17% do número total de visitantes.

No website a seam, a surface, a hinge or a knot poderá visitar a galeria de imagens da exposição, conhecer as obras representadas e saber mais sobre este projeto que uniu uma vez mais Portugal a Veneza.

O Catálogo da Exposição ficará brevemente disponível no site da DGARTES e na livraria online da Stenberg Press.

 

 

 

Data de publicação: 25-11-2019