Já arrancou o projeto "Sonotomia", um arquivo de paisagens sonoras à escala europeia, liderado por Portugal

cruzamento disciplinar
Já arrancou o projeto "Sonotomia", um arquivo de paisagens sonoras à escala europeia, liderado por Portugal
Internacionalização | Música

"Sonotomia" pretende registar, estudar e potenciar a herança sonora europeia. Apoiado pela Direção-Geral das Artes e pelo Programa Europa Criativa, “Sonotomia” é coordenada pela associação Pedra Angular e pelo Festival Terras sem Sombra, tendo como parceiros a Fundación Santa María de Albarracín, do Governo de Aragão, e o Spatial Sound Institute, de Budapeste.

Com uma duração prevista de três anos, o projeto arrancou a partir do concelho de Odemira e tem como objetivos "criar memória futura e partilhar o Alentejo". Face às alterações que se adivinham na fisionomia da costa Sudoeste, o "Sonotomia" pretende criar um arquivo sonoro no âmbito dos territórios marítimos e fluviais, alargando-o posteriormente aos cursos de água de outras áreas alentejanas.

Definir o perfil sonoro e captar as particularidades de uma orla marítima em rápida transformação constitui uma das prioridades desta iniciativa europeia, que está associada ao esforço do Festival Terras sem Sombra para internacionalizar o Alentejo como destino de arte e natureza.

Sonotomia é apoiado pela Direção-Geral das Artes no âmbito Programa de Apoio a Projetos 2019 - Apoio Complementar ao Programa Europa Criativa

/
Mais informações:
https://festivalterrassemsombra.org

 

 

 

 

 

Data de publicação: 23-12-2019