Laboratório em torno das práticas criativas, com Joana Craveiro

formação
Laboratório em torno das práticas criativas, com Joana Craveiro
Formação | Online

Joana Craveiro

Entre 2 e 18 de março, a Circolando promove "A Presença da Memória – arquivos e vozes", um laboratório teórico-prático de investigação através da criação, com a dramaturga, atriz, encenadora e antropóloga Joana Craveiro. O laboratório decorre na Central Elétrica Online. As inscrições estã abertas até 25 de fevereiro.


A PRESENÇA DA MEMÓRIA

"Um laboratório em torno da memória e das práticas criativas de a trabalhar – a partir da descoberta e análise de arquivos, testemunhos orais e também seguindo o exemplo de outros artistas e investigadores destas matérias. Entendendo o passado como um país em descoberta (David Lowenthal descreveu-o como “um país estrangeiro”), a memória torna-se, assim, um local ao mesmo tempo de conflito e de reconstituição. Enzo Traverso refere-se-lhe como um “estaleiro em construção”.

É precisamente neste território de possibilidade – de construções, omissões, apagamentos e reescritas – que o trabalho artístico em torno da memória e das suas representações, artefactos e vozes, pode ser um fértil local de descoberta de novas leituras da história pessoal de cada um – e, de forma ainda mais abrangente, da história colectiva na qual as nossas vidas se inserem e para a qual contribuem".


MAIS INFORMAÇÕES

circolando.com

 

 

 


Data de publicação: 25-02-2021