23 MÚSICOS PORTUGUESES SELECIONADOS PARA A ORQUESTRA DE JOVENS DA UNIÃO EUROPEIA

música
23 MÚSICOS PORTUGUESES SELECIONADOS PARA A ORQUESTRA DE JOVENS DA UNIÃO EUROPEIA
Música | EUYO

© EUYO

A participação portuguesa na Orquestra de Jovens da União Europeia (EUYO - European Union Youth Orchestra) revelou-se, uma vez mais, um sucesso incontestável, com um excelente resultado nas últimas audições. Foram apurados 23 músicos portugueses para a temporada 2021 (8 como membros efetivos e 15 como reservas).

Como membros efetivos, foram selecionados Alexandre Cruz dos Santos (contrabaixo), Beatriz Baião (flauta), Beatriz Cortesão (harpa), Catarina Koppitz (violoncelo), David Seixas (violino), João Vargas (contrabaixo), Pedro Marques (viola) e Rodrigo Almeida Costa (trompa).

Portugal faz parte da EUYO desde 1986, sendo a Direção-Geral das Artes (DGARTES) a entidade responsável pela organização anual das audições no nosso país.

Dirigida pelos maestros Vasily Petrenko, Bernard Haitink e Vladimir Ashkenazy, a EUYO reúne os mais talentosos jovens instrumentistas de cada um dos 27 países da União Europeia, contando atualmente com 162 músicos. 

Fundada há mais de 30 anos, a Orquestra oferece, aos seus jovens instrumentistas, a oportunidade de trabalhar com professores de instrumento especializados, bem como a oportunidade de tocar em todo o mundo com maestros e solistas de renome.

Em 2020, a pandemia de covid-19 alterou significativamente o plano de atividades da EUYO no que diz respeito às audições e digressões de páscoa, contudo, manteve, ainda que noutro formato, a emblemática digressão de verão. Neste contexto, a DGARTES coorganizou, o The Lisbon Concert, no dia 12 de agosto, no Palácio Nacional da Ajuda, integrado na temporada de concertos European Music Gallery Festival 2020.

Também as audições para esta temporada (2021) decorreram num formato diferente, tendo, pela primeira vez, sido realizadas exclusivamente online. Quanto ao calendário, está prevista uma digressão de verão e uma residência de outono (em Ferrara, em Grafenegg e no Bolzano Festival Bozen).

A participação portuguesa é apoiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros / Instituto Camões.

Mais informações:

www.euyo.eu
www.facebook.com/TheEUYO/
www.instagram.com/euyorch/

 

 


Data de publicação: 23-03-2021