"INSTANT CITY", 2º debate IN CONFLICT - 28 março

arquitetura
"INSTANT CITY", 2º debate IN CONFLICT - 28 março
Ciclo de Debates Bienal de Veneza / Arquitetura

Atma Refugee camp, Idlib Syria © Ahmet Akpolat, 2020

Retoma este domingo, dia 28 de março, o ciclo de debates online IN CONFLICT, que faz parte do programa que vai acompanhar a exposição que estará patente na Bienal de Veneza, de 22 de maio a 21 de novembro de 2021.
Este segundo debate, de acesso aberto, trará à discussão o tema “INSTANT CITY” e contará com a participação do arquiteto Manuel Herz, da arquiteta, professora e investigadora Maria Neto e do antropólogo e professor Michel Agier. A organização e moderação são da responsabilidade de Bernardo Amaral e Carlos Machado e Moura.
O evento será transmitido via youtube a partir do canal In Conflict.

_
Sinopse
[Instant City]
O debate procura discutir os assentamentos de emergência para população deslocada a nível global por consequência de guerras ou condições políticas, climáticas e sanitárias. Há actualmente 80 milhões de refugiados, muitos em campos que incorporam a espacialização da expulsão e exclusão, com condições de higiene e segurança precárias.
Ao mesmo tempo, mil milhões de pessoas vivem em bairros de lata, crescentes geografias da vulnerabilidade social. Enquanto a arquitectura e o planeamento urbano geralmente ficam aquém nas suas respostas, o que podemos aprender destas cidades instantâneas? O que revelam sobre o papel da arquitectura no dilema humanitário e no nosso mundo instável? Alguns consideram as soluções informais mais eficientes que os esquemas excessivamente planeados; outros reclamam a valorização das soluções DIY dos habitantes desses campos enquanto agentes da produção do espaço. Entretanto, os arquitectos continuam a desenvolver sistemas modulares e de habitação portátil. Que perspectivas se aplicam às povoações migrantes? Questionar como vamos viver juntos exige foco na expressão física do conflito.

_
O ciclo conta com nove debates, dos quais seis foram selecionados a partir de uma Open Call, com o objetivo de trazer a debate o mais amplo espectro possível de temas e intervenientes em torno das questões lançadas pela curadoria. A Open Call foi lançada em maio de 2020 e os seus resultados anunciados em dezembro de 2020. O júri foi constituído pelas arquitectas Ana Jara e Anna Puigjaner, o investigador António Brito Guterres, a artista Fernanda Fragateiro, o arquitecto Jorge Carvalho e o editor Moisés Puente, 

O calendário completo de todos os debates está disponível no site oficial do projeto

_
Acompanhe todas as novidades em:
Instagram
Facebook

 

_
Noticia sobre 1º debate aqui

 

_
A Representação Portuguesa na Bienal de Veneza é comissariada pela Direção-Geral das Artes.

 


Data de publicação: 23-03-2021