Explosão e Expansão - PT na PQ e PQ em PT - Encontro Nacional da APCEN

cenografia
Explosão e Expansão - PT na PQ e PQ em PT - Encontro Nacional da APCEN
9 e 10 outubro, Lisboa

Já está disponível o Programa de "Explosão e Expansão - PT na PQ e PQ em PT -  XIII ENCONTRO NACIONAL da APCEN", a decorrer nos dias 9 e 10 de outubro, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa, com o apoio da DGARTES. A entrada é gratuita, sujeita a inscrição.


EXPLOSÃO E EXPANSÃO - PT NA PQ E PQ EM PT


"A partir de uma historiografia informal do que foram as representações portuguesas oficiais e não oficiais na Quadrienal de Praga até ao ano de 2019, pretende este programa problematizar, identificar e discutir estratégicas e dinâmicas em redor do acto de expor cenografia, através dos testemunhos de intervenientes e observadores. Procuramos trazer para o contexto português as diversas abordagens de cada momento propondo uma leitura cronológica da PQ, com enfoque nos registos da representação portuguesa, explorando possíveis identidades para representações e tornando estes actos mais partilhados e abrangentes".

A APCEN garante o registo audiovisual integral do encontro com vista à produção de um documento – um catálogo digital – que permitirá uma mais abrangente disseminação do evento por associados, estudantes e profissionais, escolas, teatros e instituições da nossa área artística.

Através da exposição de ideias e de imagens, a APCEN "pretende dar a conhecer os possíveis e potenciais modos de representação nacional, nos termos da(s) sua(s) identidade(s), história(s) e memória cultural e artística, através dos gestos e das obras dos seus agentes criadores no diversificado campo das artes visuais e performativas". A Associação pretende ainda contribuir para o (re)conhecimento da sua história que, em breve, completará a sua primeira década de existência, "e cuja fundação tem raízes num memorável primeiro encontro para lá do tempo, onde pessoas se sentaram lado a lado e enlaçaram vontades, à volta de uma generosa figueira".

No primeiro dia do encontro, depois da apresentação de "Uma cronologia das representações portuguesas na PQ", o tema será "A presença portuguesa na Quadrienal de Praga em 2019", com WINDOWS de José Capela, o projeto da Representação Oficial Portuguesa na última Quadrienal de Praga, com o comissariado da DGARTES.

 


PROGRAMA

Consulte o Programa completo


MAIS INFORMAÇÕES

https://apcen.pt/pt/home-pt/
www.facebook.com/apcenografia

 

 

 


Data de publicação: 27-09-2021