Projetos que cruzem Arte e Ambiente podem candidatar-se a novo Programa de Apoio

apoio às artes
Projetos que cruzem Arte e Ambiente podem candidatar-se a novo Programa de Apoio
Apoio às Artes

Projetos artísticos que promovam uma cidadania ambiental inclusiva podem candidatar-se até 5 de novembro ao Programa de Apoio em Parceria - Arte e Ambiente.

Com uma dotação financeira de 350.000 € (trezentos e cinquenta mil euros), este Programa tem como principal objetivo apoiar a implementação de projetos que fomentem a sustentabilidade ambiental, contribuindo, através das artes, para uma transição climática justa e equitativa.

Podem candidatar-se projetos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media), artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), artes de rua e cruzamento disciplinar, que se inscrevam predominantemente no domínio da criação, podendo incluir circulação nacional e contemplar, como subdomínios, a conceção, execução e apresentação de obras, residências artísticas e interpretação (na área da música). Podem ainda candidatar-se projetos que incluam circulação internacional, desde que as atividades públicas sejam maioritariamente desenvolvidas em território nacional.

Sublinha-se, no contexto desta linha de financiamento, a importância do recente Acordo de Parceria celebrado entre a Direção-Geral das Artes e a Agência Portuguesa do Ambiente, entidade responsável pela gestão integrada das políticas públicas ambientais. Fortemente empenhada em contribuir para uma reflexão crítica sobre a atual emergência climática, a DGARTES promove esta cooperação com a APA, na certeza de que esta reflete, acima de tudo, uma ambição partilhada que poderá apenas afirmar-se com a participação ativa e o envolvimento de todos, incluindo artistas e profissionais da cultura, nestas dinâmicas de transformação e de combate às alterações climáticas.


MAIS INFORMAÇÕES

Balcão Artes


Data de publicação: 21-10-2021