DGARTES APOIA 34 PROJETOS PARA DESENVOLVER O TERRITÓRIO ATRAVÉS DAS ARTES

apoio às artes
DGARTES APOIA 34 PROJETOS PARA DESENVOLVER O TERRITÓRIO ATRAVÉS DAS ARTES

A DGARTES divulgou hoje os resultados do apoio em parceria “Arte e Coesão Territorial”, criado com o objetivo de fomentar a coesão territorial e corrigir assimetrias regionais no acesso à criação e fruição culturais.

Com uma dotação financeira global de 1 milhão de euros, este programa apoiará 34 projetos de criação, programação ou ações estratégicas de mediação, nas áreas artísticas de artes plásticas, design, fotografia, música, teatro e cruzamento disciplinar.

As 34 entidades com projetos artísticos apoiados realizarão atividades em 30 municípios, localizados em 16 sub-regiões NUTS III. Destacamos que dos 34 projetos apoiados, 20 foram propostos por entidades residentes nos municípios, fomentando assim o desenvolvimento e a continuidade da criação artística nestes territórios.


LISTAGEM - PROJETOS APOIADOS POR MUNICÍPIO

MAPA - ENTIDADES APOIADAS POR MUNICÍPIO


MUNICÍPIOS COM PROJETOS APOIADOS

   

(Fonte: DGARTES, criado com o Datawrapper)


Destaca-se ainda que 24 dos projetos apoiados resultam de candidaturas efetuadas por entidades que irão receber, pela primeira vez, apoio financeiro da DGARTES.

O programa Arte e Coesão Territorial seguirá a sua implementação com estudos de caso, o que permitirá constituir, em articulação com a DGARTES, uma comunidade de aprendizagem e conhecimento, através de um modelo de acompanhamento de proximidade e de promoção de relações entre os projetos. 

Realçamos, ainda, a aposta no desenvolvimento do projeto no terreno, com um período de execução de atividades de até 24 meses, o que permitirá promover a capacitação das entidades e das comunidades, construindo redes sólidas e sustentáveis na relação que estabelecem com os territórios em que intervêm.

---------

SOBRE O PROGRAMA DE APOIO EM PARCERIA ARTE E COESÃO TERRITORIAL

Este apoio resulta de um acordo celebrado entre a DGARTES e o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa /Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC) com o objetivo de fomentar a coesão territorial, corrigindo assimetrias regionais no acesso à criação e fruição culturais.

No âmbito do apoio em parceria – Arte e Coesão Territorial foram identificados territórios de menor densidade artística profissional, materializando a necessidade de uma maior atenção para com o território, no que se refere ao desenvolvimento e promoção das políticas públicas para as artes, aliadas ao trabalho académico e de investigação, como motor de correção de assimetrias e desequilíbrios na oferta cultural e artística no país.

Foram listados 76 municípios que correspondem à aplicação cumulativa dos critérios definidos, localizados em 19 das 25 NUTS III, distribuídos por todas as regiões NUTS II do país, com exceção da Área Metropolitana de Lisboa.

Está prevista ainda a elaboração, pelo OPAC, de um estudo de avaliação sobre o impacto deste apoio, nomeadamente, relativo aos contributos dos projetos artísticos na coesão social e territorial, no impacto local ao nível da participação das comunidades na criação e da fruição artística e na identificação de linhas de aprofundamento para medidas políticas futuras.

---------

Consulte aqui a decisão final deste programa de apoio.


Data de publicação: 09 de novembro de 2023