Catálogo "Carrilho da Graça: Lisbon" selecionado para prémio Julius Posener Exhibition Catalogue

artes plásticas
Catálogo "Carrilho da Graça: Lisbon" selecionado para prémio Julius Posener Exhibition Catalogue
Internacional | Prémio
[ Qua, 02/08/2017 - 16:32 ]

O catálogo "Carrilho da Graça: Lisbon" (Dafne Editora, 2015), que acompanha a exposição homónima, foi um dos quatro selecionados para o prémio Julius Posener Exhibition Catalogue Award 2017 outorgado pelo International Committee of Architectural Critics (CICA). O vencedor do prémio será divulgado no próximo dia 4 de setembro.

Inaugurada em 2015 no Centro Cultural de Belém, a exposição "Carrilho da Graça: Lisboa" entrou em itinerância em 2016/17 com passagem por Bogotá (Museo de Arquitectura Leopoldo Rother), São Paulo (Museu da Casa Brasileira), Barcelona (Museo Marítim), Montevidéu (Centro Cultural SUBTE e Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo de UDELAR) e o Convento de Cristo de Tomar, onde se encontra até ao dia 15 de Setembro. A exposição seguirá depois para a Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires (BIENALBA), o Colégio Oficial de Arquitectos de Madrid, o Festival Mextropoli de Arquitectura y Ciudad da Cidade do México e o Paço Imperial no Rio de Janeiro. Este projeto contou com o apoio da Direção-Geral das Artes, no âmbito do Programa de Apoio à Internacionalização.

O catálogo, editado por André Tavares e com design gráfico de Duarte Carrilho da Graça, conta com fotografias de Tiago Casanova e textos de João Luís Carrilho da Graça, Emílio Tuñón, Diogo Seixas Lopes, bem como de Marta Sequeira e Susana Rato, curadoras da exposição. O catálogo não só sintetiza, sob a forma de um livro, os conteúdos apresentados na exposição – como se de um registo se tratasse –, como acrescenta uma série de reflexões que poderão ser entendidas como complementares à visita, contextualizando a exposição num âmbito reflexivo mais amplo, permitindo uma experiência mais alargada. Originalmente publicado em português e inglês em 2015 pela Dafne Editora, foi recentemente publicado em espanhol pela editora C2C.

 


SINOPSE DO LIVRO / EXCERTO

"Ao revisitar Lisboa, e os trabalhos do arquitecto João Luís Carrilho da Graça para a cidade, este livro apresenta um certo modo de olhar e agir. A partir de um conjunto de maquetas e de desenhos, revela-se uma estratégia de análise do território que dá sentido às operações e formas dos projectos. O território da cidade, reconhecido a partir dos pontos notáveis, das linhas de festo e de vale que caracterizam a sua topografia original, permite compreender como os percursos e assentamentos humanos se apropriam dessa natureza para construir a cidade. E como a própria obra de arquitectura se pode inscrever nesse desígnio do território".
 


MAIS INFORMAÇÕES

http://dafne.pt/pt/coleccoes/fora-de-serie/carrilho-da-graca-lisbon