DGARTES ABRE SEGUNDO CONCURSO DO PROGRAMA DE APOIO EM PARCERIA – ARTE PELA DEMOCRACIA

apoio às artes
DGARTES ABRE SEGUNDO CONCURSO DO PROGRAMA DE APOIO EM PARCERIA – ARTE PELA DEMOCRACIA

A partir de hoje, dia 7 de fevereiro, projetos que promovam a celebração dos direitos alcançados pela Revolução de 25 de Abril de 1974 e contribuam para a manutenção dos seus propósitos, em prol da democracia, podem candidatar-se ao concurso de 2024 do Programa de Apoio em Parceria Arte pela Democracia, implementado pela Direção-Geral das Artes em parceria com a Estrutura de Missão para as Comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 (EM25Abril).

Com uma dotação financeira de um milhão de euros e cinco patamares financeiros disponíveis (até aos 50 mil euros), o concurso irá apoiar projetos nas áreas de artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media), artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), artes de rua e cruzamento disciplinar, nos domínios artísticos da criação, programação, circulação nacional, ações estratégicas de mediação e edição, podendo contemplar também a reposição de projetos já apresentados publicamente. Os projetos serão executados maioritariamente no território nacional, até ao limite de 18 meses no período compreendido entre 1 de julho de 2024 e 31 de dezembro de 2025.

Este Apoio em Parceria resulta do acordo celebrado entre a DGARTES e a Estrutura de Missão para as Comemorações do 50º aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974 (EM25Abril) e decorrerá até 2026.

Um dos principais objetivos do Acordo de Parceria Arte pela Democracia é fomentar projetos que evoquem/celebrem a Revolução de 25 de Abril e promovam a reflexão crítica sobre os valores da democracia, cidadania e igualdade, nas vertentes de desenvolvimento humano, social, económico e cultural. Pretende-se, ainda, incentivar a participação (nesses projetos) da população mais jovem e promover a inclusão e pluralidade de intervenientes e espetadores, tanto na vertente física como nas vertentes social, intelectual e intercultural. O apoio a projetos que incorporem os objetivos de democratizar, descolonizar e desenvolver (traçados pelo Movimento das Forças Armadas para a Revolução de 25 de Abril) está, igualmente, entre os principais objetivos do Acordo, que pretende, ainda, fomentar a interação entre gerações através da partilha das memórias daqueles que viveram em ditadura.

A primeira edição do Arte pela Democracia contou com uma dotação financeira de um milhão de euros e resultou no apoio a 45 projetos distribuídos por todas as regiões do país: 11 projetos na região Norte, 6 projetos na região Centro, 22 projetos na Área Metropolitana de Lisboa, 3 projetos no Alentejo, 1 no Algarve, 1 nos Açores e 1 na Madeira.

Conheça os projetos apoiados e saiba quais são os próximos eventos.

Mais informações disponíveis no Balcão Artes.