POLEN - Conversa entre Bonaventure Soh Bejeng Ndikung e Sónia Vaz Borges

Internacionalização
POLEN - Conversa entre Bonaventure Soh Bejeng Ndikung e Sónia Vaz Borges
6 julho - Pavilhão de Portugal (Veneza)

Bonaventure Soh Bejeng Ndikung. © Jana Edisonga / Fundação Bienal de São Paulo.

No próximo sábado, dia 6 de julho, em Veneza, terá lugar a conversa "Tending the soil as a liberated area", que integra o programa das Assembleias de Greenhouse/ Pavilhão de Portugal na Biennale Arte 2024. Esta conversa contará com a presença da co-curadora do pavilhão, Sónia Vaz Borges, e de Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, atual diretor da Haus der Kulturen der Welt (HKW em Berlim), e curador da próxima edição da Bienal de São Paulo, em 2025. Através da visão curatorial e artística da Greenhouse, abordando as lutas de libertação como uma extensão do Jardim Crioulo, esta conversa reflete o Solo, a Agricultura e o colectivo no pensamento revolucionário de Amílcar Cabral.

_
Local, data e horário:
Palazzo Franchetti, Veneza
06.07.2024, 14h-16h 
 

 


BIOS

BONAVENTURE SOH BEJENG NDIKUNG [Orador]
Nascido em 1977 em Yaoundé, Camarões, Ndikung é um curador, autor e biotecnólogo, atualmente diretor e curador-chefe da Haus der Kulturen der Welt (HKW) de Berlim, Alemanha. Assumiu o cargo de curador-chefe da 36ª Bienal de São Paulo (2025). É fundador e diretor artístico da SAVVY Contemporary em Berlim, diretor artístico da sonsbeek20-24, uma exposição quadrienal de arte contemporânea em Arnhem, Países Baixos, e diretor da Haus der Kulturen der Welt (HKW) em Berlim. Ndikung foi o curador-geral da Documenta 14 de Adam Szymczyk em Atenas, Grécia, e Kassel, Alemanha, em 2017; curador convidado da bienal Dak'Art em Dakar, Senegal, em 2018; e diretor artístico da 12ª e 13ª bienais de fotografia Bamako Encounters no Mali, em 2019 e 2022. Juntamente com o Miracle Workers Collective, foi curador do Pavilhão da Finlândia na Bienal de Veneza em 2019 e professor convidado de estudos curatoriais e arte sonora na Städelschule em Frankfurt. Atualmente, é professor no programa de Mestrado em Estratégias Espaciais na Academia de Arte de Weissensee, em Berlim, e é também um dos beneficiários da primeira bolsa de residência de curadores internacionais da Universidade OCAD em Toronto, em 2020. Os seus trabalhos publicados incluem "The Delusions of Care" (2021), "An Ongoing-Offcoming Tale: Ruminations on Art, Culture, Politics and Us/Others" (2022) e "Pidginization as Curatorial Method" (2023).
 

SÓNIA VAZ BORGES [Moderadora] 
Define-se como Historiadora Interdisciplinar Militante e organizadora social e política de longa data. Nascida e criada em Portugal, filha de imigrantes Cabo-Verdianos em Portugal durante o período de ocupação colonial, Vaz Borges, desenvolveu desde cedo uma curiosidade pelas histórias silenciadas das lutas de libertação e  movimentos sociais no mundo, assim como pelo internacionalismo e solidariedade. Centra a sua investigação neste campo, em relação com a história da educação, da memória, do espaço, arquitectura e construção, através da   prática de investigação e escrita anticolonial, decolonial e militante. O seu percurso académico e a sua carreira de investigação desenvolveu-se em três universidades públicas internacionais - Lisboa, Berlin, Nova Iorque. Licenciada em História Moderna e Contemporânea na vertente Política e Relações Internacionais pelo ISCTE, concluiu o seu Mestrado na Faculdade de Letras de Lisboa em História de África. Em 2016 recebe o doutoramento em História da Educação   pela Universidade Humboldt em Berlin, e conclui o Pós-doutoramento no Center for Place, Culture and Politics no Graduate Center em Nova Iorque, sob o tema "Consciência e Revolução". O seu trabalho académico é feito em paralelo com o trabalho militante. Entre 2007-2011, através da Associação Encontros, juntamente com Eduina Vaz edita os Cadernos Consciência e Resistência Negra. 
 

 

→  Conheça o Programa Público do Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza no site GREENHOUSE e nas redes sociais do Projeto.

 

 

 

 

 

 


Data de publicação: 04.07.2024