Associação de Bandolins da Madeira (ABM) apresenta-se no Brasil com "Diálogos Musicais Ibero Americanos"

Cooperação Ibero-Americana
Associação de Bandolins da Madeira (ABM) apresenta-se no Brasil com "Diálogos Musicais Ibero Americanos"
Ibermúsicas

A partir de 15 de agosto, a Associação de Bandolins da Madeira (ABM) irá desenvolver na cidade de Campo Grande (Mato Grosso do Sul, Brasil) a 2.ª edição de "Diálogos Musicais Ibero Americanos", um projeto apoiado pelo Programa IBERMÚSICAS em 2022.

Até ao final de agosto, serão desenvolvidas ações sociais e de ensino de instrumento de orquestra junto de alunos e professores de entidades parceiras (SESC Cultura – Lageado e Fundação Ueze Zahran). O programa inclui a realização de um atelier com Norberto Cruz, Lidiane Duailibi e Lauane Ferraz; uma oficina de técnica, expressão e integração ("O Canto abordado de forma holística"), com Lidiane Duailibi; um laboratório musical ("Tecnologias e Improvisação"), com Norberto Cruz e Bibi do Cavaco; a palestra "Encontro com agentes culturais brasileiros: os apoios portugueses a projetos com entidades estrangeiras", com Nuno Pratas, entre outras atividades. "Diálogos Musicais Ibero Americanos"conta, ainda, com a participação da Orquestra Indígena de Mato Grosso do Sul, que tem a direção do maestro Eduardo Martinelli.

Promovido pela Associação de Bandolins da Madeira (ABM) em parceria com entidades brasileiras, “Diálogos Musicais Ibero Americanos” tem como objetivo incentivar a formação e desenvolvimento social, através de ações que promovam a inclusão, igualdade de género e a aproximação de diferentes etnias e culturas "num projeto de partilha e de desenvolvimento artístico". Como forma de incentivar o intercâmbio cultural de artistas, agrupamentos e instituições de Portugal e do Brasil, o projeto tem apresentado concertos, palestras e formações online, contando com mais de duas dezenas de intervenções online. Segundo a Associação de Bandolins da Madeira, criou-se "um corredor musical internacional" que abrange alunos de vários países do contexto ibero-americano, como a Bolívia, o Uruguai, a Argentina, o Brasil e Portugal, o que possibilitou o desenvolvimento de novas ferramentas de promoção e divulgação, bem como a concretização de novas parcerias, as quais vieram permitir agora, numa 2.ª edição do projeto, a realização de atividades na modalidade presencial.


PROGRAMA

DMI - ATELIER DE CLASSE DE CONJUNTO | SESC-Lageado
Com Norberto Cruz, Lidiane Duailibi e Lauane Ferraz
Formação: Dia 15 de agosto 2024, das 13:00 às 15:00
Local: SESC Cultura – Lageado

DMI - OFICINA DA VOZ: “O Canto abordado de forma holística”: TÉCNICA, EXPRESSÃO E INTEGRAÇÃO
com Lidiane Duailibi
Formação: Dia 19 de agosto 2024, das 13:00 às 15:00 
Local: SESC Cultura - Lageado

DMI - LABORATÓRIO MUSICAL, TECNOLOGIAS E IMPROVISAÇÃO, com Norberto Cruz e Bibi do Cavaco 
Formação: Dia 19 agosto 2024, das 13:00 às 15:00 
Local: SESC Cultura - Lageado

DMI - A PERCUSSÃO NO CORPO E NA NATUREZA, com Carlos Alberto Cruz 
Formação: Dia 20 agosto 2024, das 13:00 às 15:00 (20 vagas)
Local: SESC Cultura - Lageado

DMI - ATELIER DE CLASSE DE CONJUNTO | ORQUESTRA INDÍGENA (MS-Brasil)

Com Eduardo Martinelli e Norberto Cruz
Formação. Dia 26 de agosto 2024, das 15:00 as 17:00
Local: Fundação UEZE ZAHRAN

DMI - Palestra: ENCONTRO COM AGENTES CULTURAIS BRASILEIROS: “OS APOIOS PORTUGUESES A PROJETOS COM ENTIDADES ESTRANGEIRAS”, com Nuno Pratas
Palestra: Dia 27 agosto 2024, das 15:00 às 17:00


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

- Norberto Cruz (Portugal - Madeira)
- Lidiane Duailibi (MS-Brasil/Portugal - Madeira)
- Eduardo Martinelli (MS - Brasil)
- Bibi do Cavaco (MS - Brasil)
- Carlos Cruz (Portugal – Madeira)
- Lauane Ferraz (MS – Brasil)
- Nuno Pratas (Portugal)


MAIS INFORMAÇÕES

www.abm-madeira.com

 

 

 


A Direção-Geral das Artes é o organismo responsável pela operacionalização, em Portugal, do programa IBERMÚSICAS, desde dezembro de 2020.