PRÉMIO INOVA+: Já são conhecidos os vencedores

Prémio
PRÉMIO INOVA+: Já são conhecidos os vencedores
Aveiro, Lisboa e Coimbra recebem prémios de Inovação para Cidades Criativas

Prémio INOVA+ distingue nove projetos nacionais de inovação científica, empresarial e pública, com um total de 30 mil euros. Saúde, Sustentabilidade e Inteligência Artificial são as áreas em destaque.

Os investigadores Catarina Paquete (ITQB NOVA), Vicente Garção (Instituto de Telecomunicações – Técnico Lisboa) e Vitor Gaspar (CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro); as empresas Surgeon Mate, Nevaro e BestHealth4U; e as entidades públicas Universidade de Aveiro, Junta de Freguesia de Santo António (Lisboa) e Câmara Municipal de Coimbra são os grandes vencedores do Prémio INOVA+ 2024. Em cada categoria, o primeiro classificado receberá um prémio pecuniário de 5 mil euros, enquanto o segundo e o terceiro terão acesso a serviços de consultoria especializada no valor de 2,5 mil euros.

Na categoria Inovação para Cidades Criativas, para projetos de inovação pública que cruzam arte e ciência e/ou tecnologia, foram premiados os projetos EDUCITY, da Universidade de Aveiro, HISTÓRIA COM VOZ, da Junta de Freguesia de Santo António (Lisboa) e MIKVEH – Banhos Rituais de Purificação, de Coimbra. Os vencedores da categoria Cidades Criativas foram decididos através de uma votação online que contou com grande adesão do público, somando mais de 270 mil votos.

Nas categorias de Inovação Empresarial e Inovação Científica, os vencedores foram apurados por deliberação do júri, que reuniu representantes do mundo académico e empresarial. O painel de jurados foi constituído por Eurico Neves, Chairman da INOVA+ e por representantes das entidades parceiras do Prémio INOVA+ 2024: Diogo Gomes de Araújo, (ANI), Benvinda Catarino (AIP), Paulo Jorge Ferreira (CRUP), Maria de Fátima Nunes de Carvalho (CCISP) e Bruno Coelho (DGARTES).

Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República, o Prémio INOVA+ é organizado pela consultora e tem como parceiros a Agência Nacional da Inovação (ANI), a Associação Industrial Portuguesa (AIP), o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e a Direção-Geral das Artes (DGARTES).

Em 2022, para assinalar o seu 25º aniversário, a INOVA+ lançou a primeira edição deste Prémio. A iniciativa contou, à data, com cerca de 230 manifestações de interesse e 50 candidaturas. Na segunda edição estes números foram largamente superados. A INOVA+ recebeu cerca de 340 manifestações de interesse e 80 candidaturas.

 

Mais informações em: https://premio.inova.business/

---

Notícias relacionadas:

Finalistas Prémio INOVA+ 2024

Candidaturas abertas Prémio INOVA+ 2024

 


Data de publicação: 08.10.2024