17 projetos artísticos de Portugal recebem apoio IBERCENA

Cooperação Ibero-Americana
17 projetos artísticos de Portugal recebem apoio IBERCENA
[linhas de apoio 2024/2025]

© Alejandro Persichetti. Coprodução "La Sapo". Uruguay, 2023 (Iberescena)

Em Portugal, são 17 os projetos selecionados, este ano, pelo Programa IBERCENA, com um financiamento global de 129 mil euros para 3 linhas de financiamento. Na linha de Programação de Festivais e Espaços de Artes Performativas serão apoiados nove projetos, na de Coprodução em Artes Performativas serão apoiados seis e na linha de Criação em Residência receberão apoio dois projetos. Os resultados foram anunciados pelo Programa IBERCENA e podem ser consultados aqui.

A proposta para estes apoios partiu do Conselho Intergovernamental do Programa que reuniu no espaço virtual nos dias 12, 19 e 27 de novembro e que contou com a participação dos representantes dos países-membros IBERCENA, entre os quais a DGARTES, através do seu Diretor-Geral, Américo Rodrigues, e com representantes da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, da Ciência e Cultura (OEI), da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e da Unidade Técnica do Programa.

Os 17 projetos apoiados irão assegurar o intercâmbio artístico com seis países-membros (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha e Uruguai) e com nove países de outras geografias (Angola, Cabo Verde, Grécia, Rússia, Itália, França, EUA, Polónia e Síria). De destacar, ainda, que oito projetos terão convocatórias abertas a todos os países-membros IBERCENA, reforçando o envolvimento artístico nas áreas das artes performativas entre Portugal e a América Latina.

Portugal é o país-membro com o maior número de projetos propostos para apoio pelo Programa IBERCENA, tendo a comissão de avaliação sido constituída por Lara Mesquita (especialista externa) e por Miquelina Nunes e Sérgio de Almeida (técnicos superiores da DGARTES).

Para além da participação direta em projetos inscritos por Portugal, são ainda beneficiários indiretos do Fundo IBERCENA todos os artistas nas áreas do teatro, dança e circo que desenvolvam atividade em território nacional e que tenham sido convidados a integrar projetos artísticos dos restantes 16 países do Programa, promovendo o espírito de troca de experiência e de conhecimento, de contacto com outras metodologias de trabalho no domínio da criação, e de promoção da igualdade e inclusão social através das artes performativas.

Mais uma vez, o Programa IBERCENA destaca a qualidade dos projetos apresentados e o apoio financeiro a 111 projetos selecionados pelos 17 países, com a elevada expetativa da sua contribuição para a celebração, em 2025, do Ano Ibero-Americano das Artes Cénicas. No total, serão apoiados 21 projetos de Criação em Residência, 36 de Coproduções e 54 de Programação de Festivais num montante global de 1.010.875,25, para atividades a executar em 2025.

Consulte os resultados 2024

Saiba + sobre o Programa IBERCENA

A adesão da Portugal ao IBERCENA teve lugar em 2019, sob proposta da DGARTES. Portugal volta a integrar o Comité Executivo com a nova Presidência do Chile, a par da Colômbia, Espanha, Brasil e Costa Rica. A DGARTES é o organismo que operacionaliza o Programa IBERCENA em Portugal, a par dos Programas IBERMÚSICAS e IBERORQUESTRAS JUVENIS.