Call para Comunicações sobre Prática Musical Inclusiva

oportunidade
Call para Comunicações sobre Prática Musical Inclusiva
Candidaturas abertas até 24 de fevereiro

A Direção-Geral das Artes no âmbito do Programa Iberorquestras Juvenis, tem aberta, até dia 24 de fevereiro, uma Call para comunicações sobre projetos de inclusão através da prática musical que pretendam apresentar-se nos Encontros Exploratórios. Estes   decorrerão nos dias 25 e 26 de março, em Arronches - Alto Alentejo, com o apoio da Câmara Municipal de Arronches. Estas jornadas reunirão pessoas especialistas, portuguesas e do espaço ibero-americano, músicas, educadoras, agentes de mediação cultural e social e interessadas em música, educação e inclusão social, para partilhar boas práticas e debater desafios e metodologias da prática musical como ferramenta de inclusão para crianças, adolescentes e jovens.

Encontros Exploratórios: Um espaço para fortalecer a inclusão musical

Estes Encontros pretendem ser um espaço para:
. Dar visibilidade a projetos inovadores, promovendo a troca de experiências e metodologias inclusivas;
. Fomentar o diálogo entre profissionais e entidades, estimulando novas colaborações;
. Debater desafios e oportunidades da prática musical inclusiva, fortalecendo redes de cooperação entre projetos nacionais e internacionais;
. Inspirar novas políticas culturais e educativas, contribuindo para o desenvolvimento da inclusão através da música.

Esta é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do Programa Iberorquestras Juvenis, plataforma de cooperação ibero-americana que promove a educação musical e a inclusão através da prática musical orquestral. Criado em 2008, impulsiona a criação e o fortalecimento de agrupamentos musicais juvenis a diferentes níveis, reforçando a coesão no espaço cultural ibero-americano. Com o envolvimento de doze países, tornou-se um instrumento essencial de cooperação e impacto social, proporcionando oportunidades a milhares de crianças e jovens e consolidando a música como veículo de transformação e integração. Em Portugal, o programa é operacionalizado pela DGARTES, que tem também a seu cargo redes de cooperação como o Ibercena, o Ibermúsicas, e a Plataforma Ibero-Americana de Dança.

Em paralelo com os Encontros Exploratórios, esta iniciativa da DGARTES inclui um trabalho pioneiro em Portugal de mapeamento e estudo da prática musical inclusiva, com os seguintes  objetivos: identificar e sistematizar, a nível nacional, as instituições, entidades artísticas e entidades de formação musical que desenvolvam atividades no âmbito da educação musical e da prática musical inclusiva na infância, adolescência e juventude, com enfoque em agrupamentos instrumentais e vocais e reunir informação sobre projetos que utilizem a prática musical como instrumento de inclusão social e de promoção do desenvolvimento artístico e humano.

Como participar

Os projetos interessados podem submeter a sua proposta de comunicação até 24 fevereiro através do formulário disponível aqui.

A participação é gratuita e representa uma oportunidade única para integrar um espaço de partilha e reflexão sobre a música como motor de transformação social.

Mais informações:

. FORMULÁRIO DA CALL aqui: https://shorturl.at/bFl1L

. REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO aqui
 

Para mais informações pode contactar internacional@dgartes.pt

 

 

 

 


Data de publicação: 20.02.2025