Mapeamento e Estudo da Prática Musical Inclusiva em Portugal

oportunidade
Mapeamento e Estudo da Prática Musical Inclusiva em Portugal
Para projetos que usam a prática musical como ferramenta de inclusão

A Direção-Geral das Artes está a realizar um Mapeamento e Estudo sobre a prática musical inclusiva na infância, adolescência e juventude em Portugal, com enfoque em agrupamentos instrumentais e vocais. O seu propósito é compreender melhor o impacto de projetos que utilizam a prática musical no desenvolvimento artístico, pessoal e social de crianças, adolescentes e jovens no território nacional. Se integra ou coordena um projeto neste domínio, convidamo-lo a participar neste Mapeamento e Estudo, contribuindo para a elaboração de um diagnóstico que se pretende que promova o reforço de políticas públicas e a troca de boas práticas.

Como participar
As entidades interessadas em incluir os seus projetos neste Mapeamento e Estudo podem submeter as informações acerca dos mesmos através do formulário disponível aqui.

Requisitos para participação

Um diagnóstico nacional no âmbito do Iberorquestras Juvenis
Em 2023, sob proposta da Direção-Geral das Artes junto do Ministério da Cultura, Portugal aderiu ao Programa de Cooperação Ibero-Americana Iberorquestras Juvenis, que tem como missão promover, apoiar e contribuir para o desenvolvimento da prática musical na infância, adolescência e juventude como instrumento de inclusão.

O primeiro projeto desenvolvido por Portugal ao abrigo deste programa irá realizar um diagnóstico da Prática Musical Inclusiva no país, com a realização de um Mapeamento e Estudo que tem os seguintes objetivos:
- Mapear e sistematizar instituições, entidades artísticas e de formação musical que promovam a educação musical e a prática musical inclusiva na infância, adolescência e juventude, com especial foco em agrupamentos instrumentais e vocais.
- Recolher informação sobre projetos que utilizam a música como ferramenta de inclusão social e de desenvolvimento artístico e pessoal.
- Analisar as práticas musicais inclusivas existentes em Portugal, identificando projetos ativos, metodologias aplicadas e os recursos humanos e materiais envolvidos.
- Identificar práticas, os seus impactos, desafios enfrentados e soluções encontradas, destacando experiências e boas práticas.

Para mais informações pode contactar internacional@dgartes.pt

 

 

 

 


Data de publicação: 27.02.2025