DGARTES abre período de entrega de propostas para representar Portugal na Bienal de Veneza 2026

Internacionalização
DGARTES abre período de entrega de propostas para representar Portugal na Bienal de Veneza 2026
[entrega de propostas até 28 de agosto de 2025]

Está aberto o período para entrega de propostas no contexto da fase de seleção prévia relativa à Representação Oficial Portuguesa na 61ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia, em 2026, através de uma chamada de manifestação de interesse.

As propostas devem ser enviadas até dia 28 de agosto para o endereço eletrónico veneza2026@dgartes.pt, com os seguintes elementos:

- Nome do candidato (individual ou coletivo);

- Título do projeto;

- Descrição da proposta curatorial, até ao limite de 1000 palavras;

- Curriculum vitae, abreviado, do candidato (individual ou coletivo), até ao limite de 500 palavras;

- Imagem representativa da proposta curatorial (uma página A4).

Os documentos devem ser entregues em formato portable document format (pdf), não podendo exceder a dimensão de 10 MB. As propostas podem ser individuais ou coletivas, sendo apenas aceite uma proposta por entidade.

Serão selecionadas três propostas por um grupo de trabalho representativo de vários percursos e experiências profissionais na área das artes, designadamente: Andreia Magalhães, Joaquim Moreno, José Bragança de Miranda, Marta Mestre e Nuno Faria. As propostas serão selecionadas em função dos seguintes parâmetros: Qualidade e consistência da proposta curatorial; Resposta ao enquadramento conceptual lançado pela curadora geral Koyo Kouoh, IN MINOR KEYS; Curriculum vitae do candidato; Adequação da proposta ao espaço do pavilhão de Portugal. Após seleção das três propostas, as respetivas entidades serão convidadas pela DGARTES a passar à segunda fase de seleção, através de apresentação de candidatura, num modelo de concurso limitado, que irá selecionar a proposta que representará Portugal na 61ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia, em 2026.

A DGARTES é responsável pela coordenação do grupo de trabalho.

——————

A Exposição Internacional de Arte - Bienal de Veneza é um dos mais importantes eventos internacionais no domínio das artes visuais, este ano sob o tema “Em Tons Menores” de Koyo Kouoh – curadora da Bienal –, realizar-se-á de 9 de maio a 22 de novembro de 2026 no Giardini e Arsenale, e em vários locais de Veneza. Segundo a curadora, a exposição “Em Tons Menores” apresenta-se como uma partitura coletiva composta em conjunto por artistas que construíram universos de imaginação. Artistas que trabalham nos limites da forma e cujas práticas podem ser pensadas como melodias intrincadas a serem ouvidas tanto coletivamente quanto em seus próprios termos. São artistas cujas práticas se integram perfeitamente à sociedade. Artistas que acomodam a vida cotidiana como parte de uma relação lógica e esteticamente consistente de partes. Artistas que são extremamente generosos e recetivos à vida.

 

LINKS:

> Aviso n.º 18915_2025, de 29/07 - Manifestação de interesse para apresentação de propostas - 61.ª Exposição Internacional de Arte ― La Biennale di Venezia

Planta Fondaco Marcello

 

 

 

 


Data de publicação: 29 de julho de 2025