Foi prorrogado até 11 de novembro o prazo de candidaturas ao novo concurso limitado de apoio à programação 2026-2029, para as entidades que se encontram no último ano de financiamento da RTCP em termos contratuais e demais entidades com equipamentos credenciados na RTCP sem apoio da DGARTES (independentemente de serem, ou não, os respetivos proprietários).
Este programa abrange um ciclo de quatro anos e um montante global disponível de 24 milhões de euros, com a distribuição anual de 6 milhões de euros, contribuindo, assim, de forma assinalável para a descentralização cultural e coesão territorial, incentivando um mais amplo acesso às artes.
As entidades devem apresentar propostas que promovam uma oferta regular e contínua. A programação deve conter atividades de artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro) e, complementarmente, de cruzamento disciplinar e de artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media). As propostas podem também incluir programas de residências artísticas e ações estratégicas de mediação cultural, proximidade e acessibilidade, que promovam a participação e a qualificação dos públicos e da comunidade.
Consulte toda a informação no Balcão Artes.
→ Outras notícias aqui:
https://www.dgartes.gov.pt/pt/noticia/8868
RTCP: palcos que nos unem.
Data de publicação: 17.10.2025