Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses - Apoio à Programação 2026-2029 - Concurso Limitado
Foi prorrogado até 11 de novembro o prazo de candidaturas ao novo concurso limitado de apoio à programação 2026-2029, para as entidades que se encontram no último ano de financiamento da RTCP em termos contratuais e demais entidades com equipamentos credenciados na RTCP sem apoio da DGARTES (independentemente de serem, ou não, os respetivos proprietários).
Este programa abrange um ciclo de quatro anos e um montante global disponível de 24 milhões de euros, com a distribuição anual de 6 milhões de euros, contribuindo, assim, de forma assinalável para a descentralização cultural e coesão territorial, incentivando um mais amplo acesso às artes.
As entidades devem apresentar propostas que promovam uma oferta regular e contínua. A programação deve conter atividades de artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro) e, complementarmente, de cruzamento disciplinar e de artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media). As propostas podem também incluir programas de residências artísticas e ações estratégicas de mediação cultural, proximidade e acessibilidade, que promovam a participação e a qualificação dos públicos e da comunidade.
ABERTURA
Anexo I
Equipamentos credenciados cujas entidades gestoras podem candidatar-se
Anexo II
Entidades credenciadas
COMISSÃO DE APRECIAÇÃO
A comissão de apreciação é constituída por Raquel Monteiro (técnica superior da DGARTES), que coordena tecnicamente; Elisabete Paiva, Patrícia Ascensão e Sara Caeiro (especialistas), como membros efetivos; José Alberto Ferreira (especialista) e Rui Teigão (técnico superior da DGARTES), como membros suplentes.
APOIO AO CANDIDATO
FORMULÁRIO
€24.000.000
