Criação artística em território urbano vai estar em debate no segundo Encontro "Arte e Periferias Urbanas"

apoio em parceria
Criação artística em território urbano vai estar em debate no segundo Encontro "Arte e Periferias Urbanas"
Arte e Periferias Urbanas

A Direção-Geral das Artes (DGARTES) e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo, I.P. (AIMA), vão organizar, no próximo dia 16 de dezembro, o 2.º Encontro de Projetos "Arte e Periferias Urbanas", que decorrerá no Mercado Municipal da Serra das Minas, em Rio de Mouro (Sintra).

A iniciativa irá reunir, pela segunda vez, as equipas dos projetos apoiados pelo programa da Direção-Geral das Artes em parceria com a AIMA, cujo financiamento envolveu um total de 32 entidades parceiras de 9 concelhos com o objetivo de, através das artes, contribuir para a valorização das dinâmicas culturais e socio territoriais em contexto urbano. Partilhar as principais questões críticas com que os projetos se têm deparado e refletir em torno de como construímos projetos realmente comuns e significativos entre artistas, entidades locais e comunidades são os principais objetivos do Encontro.

Após uma sessão de boas-vindas (às 9h30) por Nélio Branco (Associação Pangue D'Ami, parceiro local do projeto "Uma Só Palavras"), o encontro terá início às 9h40, com as intervenções de Vera Barracho (Vogal do Conselho Diretivo da AIMA) e de Américo Rodrigues (Diretor-Geral das Artes).

A partir das 10h, José Reis (AIMA) e Raquel Afonso (DGARTES) serão responsáveis pela moderação da Conferência "O que construímos até agora e o que não sabíamos: partilha de experiências, dúvidas e equívocos", seguindo-se um debate sobre o tema.

Durante a tarde, entre as 14h30 e as 15h30, decorrerão as apresentações de Tiago Mota Saraiva (Qual o espaço que ocupamos no espaço publico do nosso bairro? Como nos apropriamos do espaço publico, o criamos e o partilhamos?) e de Raquel Belchior (Como construímos processos de participação e de decisão coletiva, em contextos artísticos, em territórios urbanos?).

Entre as 15h30 e as 16h, os participantes serão convidados a participar numa sessão de trabalho que pretende criar dinâmicas de partilha entre os projetos apoiados, com o objetivo de refletir e trocar experiências numa lógica de entreajuda.

"O que nos dizem os territórios?" é o tema do debate final (às 16h) com moderação a cargo de João Teixeira Lopes, que apresentará alguns dos resultados — conhecidos até à data — do Estudo de Avaliação do Programa "Arte e Periferias Urbanas".

 


conheça o programa 


→ conheça os projetos


 

 

 


Data de publicação: 04.12.2025