Projeto MUDA anuncia apresentação dos resultados do estudo sobre assédio nas artes

artes performativas e cruzamentos disciplinares
Projeto MUDA anuncia apresentação dos resultados do estudo sobre assédio nas artes
30 março > Lisboa

O projeto MUDA – Assédio nas Artes em Portugal anunciou a apresentação dos resultados finais do estudo científico sobre assédio nas artes, a qual terá lugar no dia 30 de março de 2026, às 18h00, na Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa. O Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, participará nesta apresentação, que contará com a presença das investigadoras e de diversos convidados.

Este importante estudo, cujos resultados preliminares foram apresentados em 25 de novembro de 2025  [https://www.dgartes.gov.pt/pt/noticia/9294], foi apoiado pela DGARTES, tendo também beneficiado de apoios da Fundação GDA e da Fundação Calouste Gulbenkian. O estudo teve por base um inquérito realizado a nível nacional junto de profissionais e estudantes do setor da cultura e das artes e considera diferentes formas de assédio, nomeadamente moral e sexual.

Catarina Vieira, Raquel André e Sara de Castro são as responsáveis pelo projeto MUDA - Assédio nas Artes em Portugal, estando o estudo científico a cargo de uma equipa multidisciplinar (nas áreas de psicologia, sociologia e direito do trabalho) composta pelas investigadoras Ana Bártolo (Universidade Portucalense), Isabel Silva (Instituto Piaget - ISEIT, Viseu), Dália Costa (docente universitária e investigadora do ISCSP) e Joana Neto (advogada e docente universitária da Universidade Lusófona do Porto).

O estudo conta ainda com a colaboração de um conjunto de entidades parceiras, nomeadamente o CET (Centro de Estudos de Teatro) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a Fundação GDA, a REDE - Associação para a Dança Contemporânea, o CENA-STE – Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos e a PLATEIA - Associação de Profissionais das Artes Cénicas.

→ saiba + em www.mudaprojeto.com

Instagram: muda_assedio

 

 

 

 

 


Data de publicação: 21 de janeiro de 2026