Estão abertas as inscrições para o Encontro "Arte e Coesão Territorial”, uma iniciativa da Direção-Geral das Artes (DGARTES) que decorrerá nos dias 28 e 29 de maio de 2026, no Teatro Clube de Penamacor. Este será o Encontro Final dos projetos da 1ª edição do Programa de Apoio em Parceria "Arte e Coesão Territorial".
Promover boas práticas, potenciar sinergias e criar redes de partilha entre os participantes são os principais objetivos deste Encontro que reúne, pela quarta e última vez, os 34 projetos apoiados pelo primeiro concurso do programa que resulta de uma parceria celebrada em 2023 pela DGARTES e pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa / Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC) com o objetivo de fomentar a coesão territorial, corrigindo assimetrias regionais no acesso à criação e fruição culturais.
No primeiro dia do Encontro, A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria fará o acolhimento dos participantes, seguindo-se uma sessão de abertura com João Oliveira (Presidente da Câmara Municipal de Penamacor), José Soares Neves (Presidente do Observatório Português das Atividades Culturais) e Américo Rodrigues (Diretor-Geral das Artes). Durante a manhã, os alunos do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches farão uma apresentação do projeto "Uma Cura na Raia" e Rui Telmo Gomes dará a conhecer alguns dados sobre a avaliação externa do Programa. Destaque para a conversa entre Américo Rodrigues, Guida Marques e José Soares Neves sobre "Cultura, desenvolvimento territorial e ordenamento do território" com moderação a cargo de Pedro Dias de Almeida. Durante a tarde, o Encontro é dedicado às apresentações dos projetos apoiados, com moderação de Rui Macário Ribeiro (Projeto cancioneiro) e Kitty Oliveira (projeto Nisa Lab). A apresentação dos projetos continuará ainda na manhã de dia 29 de maio, com a moderação de Paula Preto (projeto DAQUI). Ainda no segundo dia do Encontro, existirão grupos de trabalho que contarão com a facilitação e inspiração de Maria João Freitas, Rogério Roque Amaro, Magda Henriques, Rui Telmo Gomes, Madalena Victorino e Isabel Craveiro. O encontro terminará com um debate alargado com todos os participantes.
Com uma dotação financeira global de um milhão de euros, os apoios do primeiro concurso Arte e Coesão Territorial abrangeram 30 municípios localizados em 16 sub-regiões NUTS III, tendo envolvido atividades nos domínios de criação, programação e ações estratégicas de mediação, nas áreas de artes plásticas, design, fotografia, música, teatro e cruzamento disciplinar.
Dirigido a territórios de baixa densidade artística profissional (no que se refere à criação e programação artísticas), o Programa tem como principais fatores distintivos o foco na participação e envolvimento ativo das comunidades, estruturas, artistas e agentes artístico-culturais locais na conceção e criação de projetos, e a criação de mecanismos de continuidade dos projetos artísticos após a conclusão do período de apoio. Destaca-se, ainda, o foco no processo de desenvolvimento dos projetos no terreno (com a possibilidade de execução até 2 anos), permitindo uma significativa capacitação dos envolvidos na construção de redes sólidas e sustentáveis na relação com os territórios em que intervêm.
PROGRAMA
INSCRIÇÕES
PROJETOS "ARTE E COESÃO TERRITORIAL"
→ conheça os projetos apoiados
Data de publicação: 06.05.2026

