Krisálida promove oficina de teatro dirigida à comunidade caminhense
[ Ter, 29/10/2024 - 15:20 ]Em novembro, a Krisálida promove uma oficina de teatro gratuita dirigida a toda a comunidade caminhense, a partir dos 16 anos.
Em novembro, a Krisálida promove uma oficina de teatro gratuita dirigida a toda a comunidade caminhense, a partir dos 16 anos.
No dia 1 de outubro, às 16h, a Biblioteca Palácio Galveias será o palco da emocionante Abertura Oficial do Festim de Leituras de Teatro Esta noite grita-se ! O evento traz consigo o lançamento da aguardada Programação deste ano e o anúncio da grande vencedora da 4ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina. É neste dia que todos descobrirão quem conquistou o prestigiado prémio, entre as três finalistas selecionadas por um júri de peso: Ana Bigotte Vieira, Cucha Carvalheiro e Jorge Palinhos.
No dia 8 de agosto, às 19h00, é apresentado ao público um exercício performativo criado a partir do trabalho desenvolvido por cada artista ao longo de 10 dias de experimentação coletiva. Trata-se da 10ª Edição – Escola de Verão para Atores Guillermo Heras, um encontro internacional de criação artística e formação entre profissionais de artes performativas, a decorrer no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. A entrada é livre.
A 10ª edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras decorre de 29 de julho a 8 de agosto, no Teatro Municipal Sá de Miranda. Trata-se de uma formação intensiva dirigida a atores profissionais e estudantes de teatro que acontece em pleno palco da Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, proporcionando “uma experiência de 10 dias de residência de criação, partilhados com um professorado de excelência”.
No último dia (8 de agosto), pelas 19h, realizar-se-á uma Apresentação Final aberta ao público.
Sombras suspensas, coloridas e misteriosas, são o ponto de partida para uma viagem pelo mundo das luzes interrompidas. Do cenário ao papel, do recorte à colagem, da imagem ao desenho, vamos em família experimentar vários formatos de registo e criação a partir da observação de sombras. As oficinas para famílias do Teatro Nova Europa acontecem mensalmente, e exploram temáticas que se relacionam com o universo do teatro através de propostas de artes visuais e performativas.
“Convido-vos a levantarem-se todos juntos, de mãos dadas e, ombro a ombro, gritarem bem alto, como é hábito fazermos nos palcos dos nossos teatros, e a deixarem sair as nossas palavras para despertar a consciência do mundo inteiro, para encontrar em nós mesmos a essência perdida da Humanidade”.
"AMadOR - O amor pelo teatro" é um documentário sobre grupos de teatro amador da Figueira da Foz e integra o projeto Acto Cultural, coordenado por Emanuel Rodrigues, com o apoio da Direção-Geral das Artes.
Realizado entre os meses de setembro de 2022 e janeiro de 2023, este documentário teve como principal objetivo registar os processos criativos de três grupos de teatro amador da Figueira da Foz. Os intervenientes foram, também, convidados a falar sobre a importância do teatro nas suas vidas.
A Mascarenhas-Martins tem tido o privilégio de contar com Luís Madureira em diversos processos de trabalho desde 2019, ano em que, pela primeira vez, o cantor, actor e professor veio fazer uma sessão dedicada à voz e elocução com o elenco do espectáculo Até parece. O trabalho de Madureira nesta área tem sido reconhecido ao longo das últimas décadas, tendo sido desenvolvido de forma regular com encenadores como Joaquim Benite, Rogério de Carvalho, Nuno Carinhas, Fernanda Lapa ou Luis Miguel Cintra, entre outros.
O Teatro de Objetos surge no percurso profissional da formadora Maria de Vasconcelos através do método de Jacques Lecoq e sobretudo, do encontro, em contexto de formação, com Agnés Limbos que revoluciona a sua perspetiva sobre esta linguagem simbólica. Uma linguagem artística de Autor que explora os universos criativos únicos que nascem do encontro entre Criador/a, Ator/Atriz - Manipulador/a e Objetos.
Através da sua plataforma online ( https://www.feiraiberica.pt ), a Feira Ibérica de Teatro do Fundão, organizada pela ESTE - Estação Teatral e Município do Fundão, abriu convocatória para apresentação de propostas de espectáculos de teatro, dança, rua e circo, até 15 de Fevereiro de 2023.
TRANSPARÊNCIA
Canal de Denúncias
Responsável pelo Plano Normativo
Plano de Prevenção de Riscos
Código de Ética e Conduta
PRIVACIDADE E COOKIES
Política de Privacidade
Encarregado de Proteção de Dados
Política de Cookies
Apoio ao Candidato
T: (+351) 210 102 540
das 10.00 - 12.00 das 14.30 - 16.00
2.ª a 6.ª (exceto feriados)
candidaturas@dgartes.pt
Morada
Campo Grande, 83 - 1º
1700-088 Lisboa
T:(+351) 211 507 010
F:(+351) 211 507 261