APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DA REPRESENTAÇÃO DE PORTUGAL EM PRAGA

cenografia
APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DA REPRESENTAÇÃO DE PORTUGAL EM PRAGA

Decorreu ontem, dia 1 de junho, no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado - MNAC, a apresentação da representação oficial portuguesa na 15.ª Quadrienal de Praga, comissariada pela Direção-Geral das Artes.

Américo Rodrigues, Diretor-Geral das Artes, abriu a sessão. Ângela Rocha, selecionada para representar oficialmente Portugal na secção “Países e Regiões”, apresentou a sua proposta curatorial “Metade dos Minutos”, uma visão de Futuro pós-pandemia que propõe, de forma imersiva, a reivindicação do Presente espacial e temporal, incidindo na dimensão tátil e priorizando o visitante como agente ativo e decisor. Ângela Rocha apresentou também a atividade paralela “Mirabolante”, um projeto participativo que reuniu “visões raras de futuro” a serem oferecidas em Praga, e a peça de Rita Lopes Alves, presente na Secção “Fragmentos II”, com a sua curadoria.

Para apresentar o projeto coletivo “Hodo: The Resting Assembly” presente na secção “Estudantes”, e que irá levar a Praga um conjunto de estudantes representativos do ensino da cenografia em Portugal, estiveram Sara Franqueira, presidente da APCEN – Associação Portuguesa de Cenografia, entidade convidada pela DGARTES a apresentar proposta curatorial para esta secção, e Cíntia Silva, aluna de design de cena da ESTC – Escola Superior de Teatro e Cinema.

Os projetos selecionados enquadram-se conceptualmente no tema proposto pela PQ23: “RARE Visions”, que convida a imaginar, visualizar, ou até mesmo criar, visões raras do futuro, que nos aproximem, toquem profundamente os nossos corações e abram perspetivas de mudança.

A Quadrienal de Praga irá decorrer de 7 a 18 de junho de 2023, em Praga, na República Checa.

 

Mais informação: Portugal na PQ23

 

Aceder aos dossiers de imprensa:

“Metade dos Minutos” de Ângela Rocha

“Hodo: The Resting Assembly” curadoria APCEN