apoio às artes

ABREM ESTA SEMANA AS CANDIDATURAS AOS PROGRAMAS DE APOIO EM PARCERIA ARTE SEM LIMITES, COM UM MONTANTE GLOBAL DISPONÍVEL DE 300 MIL EUROS

A DGARTES estabeleceu um Acordo de Parceria com a Associação Acesso Cultura, através do qual se pretende fomentar a diversidade do panorama artístico nacional através da abertura de dois programas de apoio que promovam a criação artística e a acessibilidade à oferta artística, tendo em vista a inclusão de pessoas com deficiência ou necessidades específicas.

Termina este mês a fase de candidaturas a Connecting Dots

A fase de candidaturas ao Connecting Dots – Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos - Aviso#2 termina no dia 28 de outubro, às 17h00 (hora de Lisboa).

Com uma alocação total disponível de 3.273.000 Euros, Connecting Dots visa reforçar a oferta artística, o acesso e a participação nas artes, através do apoio a projetos de programação artística multidisciplinar concebidos para e com as comunidades locais e regionais situadas nos territórios de baixa densidade de Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

DGARTES ABRE PROGRAMA DE APOIO EM PARCERIA - ARTE E SAÚDE MENTAL, COM UM MONTANTE FINANCEIRO DE 300 MIL EUROS

Na sequência do Acordo de Parceria celebrado com a P28 - Associação de Desenvolvimento Criativo e Artístico, a Direção-Geral das Artes abriu hoje o Programa de Apoio em Parceria - Arte e Saúde Mental, cujo objetivo principal é estimular o desenvolvimento de projetos artísticos, como forma de combater a discriminação e o estigma associados à doença mental. 

Esta linha de apoio, que corresponde a um investimento no valor de 300 mil Euros, pretende criar sinergias que contribuam para superar os desafios atualmente enfrentados pela área da saúde mental em Portugal, através das artes.

DGARTES ABRE PROCEDIMENTO SIMPLIFICADO COM UM MONTANTE FINANCEIRO GLOBAL DISPONÍVEL DE 400 MIL EUROS

Está aberta a fase de submissão de candidaturas para o "Programa de Apoio a Projetos - Procedimento Simplificado", entre 1 e 16 de outubro de 2020, nos domínios da circulação nacional, formação e investigação. Este programa destina-se ao apoio de projetos desenvolvidos em território nacional e internacional*, nas seguintes áreas artísticas: artes performativas (circo contemporâneo e artes de rua, dança, música e teatro), artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia, e novos media) e cruzamento disciplinar.

Avaliação da atividade desenvolvida em 2018 pelas entidades beneficiárias de Apoio Sustentado

A DGArtes disponibilizou no dia 15 de setembro, na Plataforma de Gestão de Apoios, os pareceres finais plenários relativos à avaliação da atividade desenvolvida, no ano 2018, pelas entidades beneficiárias de apoio sustentado bienal e quadrienal, os quais podem ser objeto de pronúncia, no prazo de 10 dias úteis a contar a partir do dia seguinte à notificação (prazo para pronúncia: 29 de setembro de 2020).
_
Mais informações:
Balcão Artes

LINHA DE APOIO ÀS ENTIDADES ARTÍSTICAS PROFISSIONAIS - PRAZO ALARGADO ATÉ 13 SETEMBRO

Com um montante financeiro disponível de 3.000.000,00 euros, esta linha de apoio visa apoiar a retoma, manutenção e regular funcionamento das atividades desenvolvidas pelas entidades artísticas profissionais, tendo em conta os prejuízos decorrentes da suspensão total ou parcial de atividade no contexto da pandemia COVID-19. O prazo para apresentação de pedidos, inicialmente a decorrer entre 10 de agosto e 4 de setembro, foi alargado até 13 de setembro de 2020. O formulário está disponível em https://apoios.dgartes.gov.pt.

Formulário para pedido de apoio social já disponível

Foi aprovado um conjunto de medidas excecionais e transitórias para o setor da Cultura no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), constantes do Orçamento do Estado Suplementar. 

Estas medidas representam um reforço no valor de 70 milhões de euros para artistas e entidades da área da Cultura, onde se destaca uma linha de apoio social adicional aos artistas, autores, técnicos e outros profissionais da cultura, com uma dotação total de 34,3 milhões de euros. 

IBERCENA promove Sessão de Esclarecimentos sobre Linhas de Apoio

A responsável pela Unidade Técnica do IBERCENA - Programa de cooperação Ibero-americana para as Artes Cénicas, Zaida Rico, fará uma sessão de esclarecimentos no dia 15 de julho (quarta-feira), às 17h00, através do Facebook Live, sobre as três tipologias de apoio a decorrer até 15 de outubro: Apoio à Criação em Residência, Apoio à Coprodução de Espetáculos de Artes Cénicas e Apoio à Programação de Festivais e Espaços Cénicos.

Páginas