apoio às artes

Programa de apoio sustentado às artes 2023-26 com aumento de verba de 114%

O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, afirmou que os apoios sustentados às artes para 2023-2026 terão um aumento de 114% face ao período anterior, para um total de 148 milhões de euros.

«No ciclo anterior [2018-2021], a dotação era de 69 milhões de euros e desta feita passará a ser 148 milhões de euros, é mais do dobro do que existia de financiamento», disse o Ministro em conferência de imprensa, em Lisboa.

RPAC: ADESÃO A DECORRER ATÉ 18 DE NOVEMBRO

Encontra-se a decorrer, até 18 de novembro, a 1.ª fase de adesão à Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC), uma plataforma de referência na dinamização e valorização da arte contemporânea portuguesa que visa reunir o universo de diferentes tipologias de entidades de arte contemporânea, dispersas territorialmente, com atividade predominante nas áreas das artes visuais e cruzamento disciplinar, mapeando e estabelecendo sinergias entre espaços expositivos, colecionadores, programadores, curadores e artistas.
 

DGARTES FINANCIA 18 PROJETOS QUE ENVOLVEM A POPULAÇÃO IDOSA NA CRIAÇÃO ARTÍSTICA

Contribuir, através das artes, para a saúde, bem-estar e qualidade de vida da população idosa é um dos principais objetivos dos 18 projetos apoiados pela Direção-Geral das Artes (DGARTES) através do Programa de Apoio em Parceria Arte e Envelhecimento Ativo, um programa inédito que resulta de um acordo celebrado entre a DGARTES e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). Os resultados do concurso foram conhecidos hoje e confirmam a decisão provisória já divulgada em julho.

RTCP: DGARTES dá início ao acompanhamento das atividades dos equipamentos apoiados

Começaram na segunda-feira (5 setembro) as primeiras visitas da Comissão de Acompanhamento às entidades gestoras de teatros e cineteatros financiadas no âmbito do Programa de Apoio à Programação da RTCP - Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. Constituída pelos especialistas Célia Costa, Pedro Mendes e Rita Lima, e pelo técnico da Direção-Geral das Artes Francisco Esteves, a comissão, que entrou em funções no dia 1 de setembro, será responsável pela avaliação anual da execução dos contratos celebrados no âmbito do Programa de Apoio.

Processo de adesão à RPAC abre no dia 15 de setembro

A Direção-Geral das Artes dará início, no dia 15 de setembro, ao processo de adesão à Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC), uma plataforma de referência na dinamização e valorização da arte contemporânea portuguesa, que pretende congregar o diverso universo de tipologias de entidades de arte contemporânea, dispersas territorialmente, com atividade predominante nas áreas das artes visuais e cruzamento disciplinar, mapeando e estabelecendo sinergias entre espaços expositivos, colecionadores, programadores, curadores e artistas.

Contextile volta a ocupar os principais espaços culturais da cidade de Guimarães

"Re-Make - Diálogos para uma Cultura Têxtil" é o conceito da Contextile 2022 - Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, que nesta sua 6.ª edição celebra 10 anos de existência e também os 10 anos da Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura. A mostra inaugura no dia 3 de setembro, podendo ser visitada até 30 de outubro, nos principais espaços culturais da cidade de Guimarães. A Cerimónia de Abertura Oficial, que decorre a partir das 18h00, no Palácio no Palácio Vila Flor (CCVF), conta com a presença do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues.

"15 anos de MACE - Aqui Somos Rede" celebra a arte contemporânea em Elvas

Para celebrar os 15 anos do MACE - Museu de Arte Contemporânea de Elvas, foi criado, sob direção artística de Ana Cristina Cachola, o programa “15 anos de MACE – Aqui somos Rede”, que engloba exposições, performances, atividades de mediação e workshops, propondo um circuito por vários espaços da cidade de Elvas, com o objetivo de incentivar a aproximação entre o património, a cidade e o fazer artístico contemporâneo.

DGARTES vai financiar 18 projetos que promovem participação ativa da população idosa na criação artística

Contribuir, através das artes, para a saúde, bem-estar e qualidade de vida da população idosa é um dos principais objetivos dos 18 projetos a apoiar pela Direção-Geral das Artes (DGARTES) através do Programa de Apoio em Parceria Arte e Envelhecimento Ativo, que resulta de um acordo de celebrado entre a DGARTES e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). Os resultados provisórios do concurso (projeto de decisão) foram hoje comunicados às entidades candidatas.

DGARTES anuncia dotação financeira e calendário de abertura dos próximos Programas de Apoio

Foi ontem (07-07-2022) homologada a Declaração Anual de 2022 pelo Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, onde são indicados os concursos a abrir pela Direção-Geral das Artes nas várias tipologias de apoio. Neste documento, são definidas as dotações orçamentais para cada concurso, bem como o respetivo prazo limite de abertura, os domínios de atividade e as áreas artísticas.

Prorrogação do prazo de submissão de candidaturas ao Programa de Apoio Sustentado

Devido à ocorrência de problemas técnicos que estão a afetar o acesso à Plataforma de Gestão de Apoios às Artes, cuja resolução está a ser assegurada pelas empresas responsáveis por estes serviços, a DGARTES informa que o prazo de submissão de candidaturas aos concursos do programa de apoio sustentado irá ser prorrogado, por um prazo não inferior a 48 horas.

Assim que o funcionamento da Plataforma de Gestão de Apoios às Artes estiver normalizado, será anunciado o novo prazo.

 

 

 


Data de publicação: 29-06-2022


 

Páginas