apoio às artes

Arte pela Democracia é a nova linha de apoio às artes, a propósito das comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril

Projetos que promovam, através da arte, a celebração dos direitos alcançados pela Revolução de 25 de Abril de 1974 e contribuam para a manutenção dos seus propósitos, em prol da democracia, podem candidatar-se ao concurso de 2023 do Programa de Apoio em Parceria, Arte pela Democracia, implementado pela Direção-Geral das Artes na sequência do recente Acordo de Parceria celebrado com a Estrutura de Missão para as Comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 (EM25Abril).

DGARTES ABRE PROCEDIMENTO DE APOIO COMPLEMENTAR AO PROGRAMA EUROPA CRIATIVA

A DGARTES abriu hoje (20 janeiro 2023) o procedimento simplificado "Programa de Apoio a Projetos – Apoio complementar ao Programa Europa Criativa", com um montante financeiro disponível de 450.000€, com vista a potenciar a participação de entidades portuguesas coordenadoras ou parceiras de candidaturas já selecionados pelo Programa Europa Criativa (Vertente Cultura e Vertente Transectorial – Creative Innovation Lab).

MIRABOLANTE é o primeiro ato público da representação oficial portuguesa na PQ 2023 - 15.ª Quadrienal de Praga 

Foi assinalado, no dia 12 de janeiro, o primeiro ato público da representação oficial portuguesa na 15.ª Quadrienal de Praga, para o qual se reuniram, na Biblioteca Nacional de Portugal, o Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, o Subdiretor da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Bruno Eiras, a Subdiretora da Biblioteca Nacional, Margarida Lopes, a artista Ângela Rocha e a sua equipa.

DGARTES apoia entidades não profissionais de Lisboa e Vale do Tejo

A Direção-Geral das Artes abriu hoje uma linha de financiamento para apoiar as entidades culturais não profissionais da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Este apoio visa contribuir para a sustentabilidade destas entidades, indo ao encontro das necessidades ou aptidões específicas da Região, facilitando o acesso e fruição cultural das respetivas populações.

Conferência Artes e Ofícios do Ribatejo Interior > Sardoal

A Tagus Ribatejo Interior em parceria com os Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal, está a organizar uma conferência sobre temáticas ligadas ao artesanato, que decorrerá no dia 13 de janeiro, no Centro Cultural Gil Vicente, Sardoal. A iniciativa tem como objetivo apresentar o resultado do levantamento histórico das artes e ofícios do Ribatejo Interior, efetuado pelo antropólogo Paulo Lima, e partilhar outras experiências nacionais em matérias de valorização deste património, num programa rico em projetos diferenciadores e oradores com um vasto conhecimento na temática.

Estão abertas as candidaturas para apoio a projetos

A Direção-Geral das Artes abriu, no dia 29 de dezembro, três concursos de apoio a projetos artísticos (nos domínios da criação, da programação e da internacionalização) e um procedimento simplificado, igualmente para apoio a projetos. Com uma dotação financeira global de 9,25M€, estas linhas de financiamento visam incentivar o dinamismo e a renovação do tecido artístico nacional. 

Apresentação de Livro DOMO e Exposição

É apresentado dia 21, às 16h, na galeria da Stolen Books, “Domo”, da autoria de Miguel Palma e Zé dos Castelos, o último livro da coleção A ARTE DO IN_SANO, um projeto composto por 8 publicações nascidas do diálogo entre artistas, alguns deles diagnosticados com doença mental. Enquanto projeto de criação e edição coletivo (8 duplas de artistas, igualmente interpenetráveis), A ARTE DO IN_SANO estabeleceu-se como um exercício de aprendizagem e experimentação contínua e mútua entre artistas residentes ou ex-residentes em instituições de saúde mental e artistas profissionais convidados.

Apresentação dos resultados preliminares globais dos Apoios Sustentados às Artes 2023-2026

Páginas