Public Without Rhetoric - Pavilhão de Portugal

                   

Public Without Rhetoric | Curadoria | Comissariado | Imprensa | Contactos 
 

pwr_cabecalho.png

"Public Without Rhetoric" é o projeto selecionado para representar Portugal nesta edição de 2018. Nuno Brandão Costa e Sérgio Mah propõem um percurso pelo “Edifício Público” de autoria portuguesa, através de 12 obras criadas num momento em que a Europa Ocidental se confronta com os seus limites e possibilidades e a arquitetura acentua o seu inconformismo, reforçando o seu papel na intervenção política e social. A Representação Oficial Portuguesa é, este ano, a afirmação da Arquitetura enquanto forma de celebração da experiência do espaço público e destaca a importância primordial do arquiteto na construção das vivências nas sociedades contemporâneas.

 Public Without Rhetoric 
Por Nuno Brandão Costa e Sérgio Mah
Curadores

Em coincidência com a crise económica, nos últimos dez anos verificou-se uma cisma contra a obra pública, vista pelas orientações neo-liberais que guiaram a Europa Ocidental nos tempos recentes, como um mal e uma deriva despesista acessória e nefasta. Conotou-se a sua edificação com a origem da própria crise, que teve raiz na especulação financeira que essas mesmas políticas protegeram desassombradamente. A obra pública, nomeadamente a construção de equipamentos culturais, educativos, desportivos e de infraestruturas,  inscreve-se numa ideia de evolução civilizacional e de progressividade na equivalência de oportunidades sociais. Simultaneamente reconstrói e reabilita a forma da cidade, renovando qualitativa e culturalmente o espaço publico.
Através de uma seleção de 12 obras construídas durante o período referido, é possível elaborar uma pequena história da mais recente obra do “Edificio público” de autoria Portuguesa, cujo significado se insere na ideia do "Espaço Livre”, temática central da Bienal de Veneza de 2018.

 Fotografias da exposição 

setaparabaixo_68.png

noticia_pwr_destaquemaio2018.png

noticia_pwr_destaquemaio2018_02.png

noticia_pwr_destaquemaio2018_03.png

noticia_pwr_destaquemaio2018_04.png

 Obras representadas 

setaparabaixo_68.png
ENTRAR 

pwr_seccao_projetos_0.png

 Artistas convidados a desenvolver filmes sobre as obras selecionadas 

setaparabaixo_68.png
ENTRAR 

pwr_seccao_artistasconvidados.png

 Palazzo Giustinian Lolin 

setaparabaixo_68.png
ENTRAR 

pwr_seccao_palacio_02.png

 

 Ficha Técnica 

setaparabaixo_68.png
ENTRAR 

 O Catálogo 

setaparabaixo_68.png
COMPRAR 

pwr_catalogo.png

O catálogo "Public Without Rhetoric" reúne 12 projetos públicos da autoria de 12 arquitetos portugueses, cuja construção foi completada entre 2007 e 2017, uma década assolada pela grave crise financeira e económica. As obras selecionadas evidenciam a cultura generalista e a excelência transgeracional dos arquitetos portugueses, afirmando a arquitetura como celebração da experiência do espaço público. O catálogo, com edição dos curadores Nuno Brandão Costa e Sérgio Mah, foi desenhado pelo Atelier Pedro Falcão e publicado pela pela Monade no âmbito da 16.ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia e encontra-se disponível para venda na livraria online da Monade.