Já disponível o Estudo Posicionamentos das entidades artísticas no âmbito da revisão do Modelo de Apoio às Artes

vários

O Estudo "Posicionamentos das entidades artísticas no âmbito da revisão do Modelo de Apoio às Artes" foi ontem lançado no X Congresso Português de Sociologia sob o tema "Na era da 'pós-verdade'? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo". Coeditado pela DGARTES e pelo CIES-IUL constitui a mais atualizada análise e reflexão sobre as atividades e as práticas culturais e artísticas em Portugal, que resultou do trabalho técnico e científico que precedeu e apoiou a definição do modelo e diploma legal de apoio às artes em vigor desde 2017. 

O Estudo, com uma forte vertente prospetiva, baseou-se num inquérito amplamente participado, quer em termos de perfis de entidades artísticas, quer de relação com o sistema de apoio financeiro às artes em Portugal. Promovido pelo Ministério da Cultura, no âmbito do processo conduzido pela Secretaria de Estado da Cultura e pela Direção-Geral das Artes, foi realizado pela equipa do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-ISCTE-IUL), coordenada por José Soares Neves. 

A apresentação do livro esteve a cargo de Helena Santos, professora da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP-UP). No mesmo congresso, que decorreu na Universidade da Beira Interior, Covilhã, a equipa de investigadores apresentou a comunicação "O sector artístico e o financiamento às artes em Portugal", fundamentada no Estudo em questão.

A DGARTES e o CIES-IUL disponibilizam o estudo aqui.

Para saber mais e adquirir a publicação: geral@dgartes.pt

 

 

 

 

 

Imagem apresentação: